Empresa caxiense forma e emprega 100 jovens - Economia - Pioneiro

Versão mobile

 

Primeiro emprego17/04/2018 | 09h00Atualizada em 17/04/2018 | 09h00

Empresa caxiense forma e emprega 100 jovens

Conheça como ingressar e fazer história na fabricante de ônibus Marcopolo. Escola da empresa já formou 2 mil jovens profissionais

Empresa caxiense forma e emprega 100 jovens Porthus Junior/Agencia RBS
Letícia Cristina Rech e Filipe Padilha de Aguiar disputaram e conquistaram as vagas . Hoje, atuam como funcionários e cursam faculdades Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

Vários indícios indicam que a retomada da economia caxiense está acontecendo. Um deles é a contratação de novas vagas de trabalho. Em fevereiro, Caxias do Sul liderou a geração de empregos no Rio Grande do Sul, criando 1.959 vagas. O resultado é o melhor do município para um mês desde fevereiro de 2014. O resultado positivo foi puxado pela indústria de transformação, que abriu 1.271 postos. 

Nesta fatia do mercado de trabalho estão pelos menos 100 jovens recentemente contratados pela Marcopolo. São os recém formados pela Escola de Formação Profissional da empresa, criada em 1990 para desenvolver jovens aprendizes a atuarem no mais diversos setores da maior fabricante de ônibus da América Latina. 

Funciona assim: o aluno do ensino médio se inscreve, participa de uma seleção, cursa aulas práticas por dois anos e, ao final, é contratado pela empresa. Durante o período de estudo, ele recebe salário e usufrui de todos os benefícios oferecidos pela fábrica.

— Só não trabalha na empresa quem não quer  — destaca do diretor de Recursos Humanos Thiago Deiro. 

Em 28 anos de atuação, a escola já formou mais de 2 mil jovens. A maioria continua trabalhando na empresa. Muitos ocupam cargos de gestão. O segredo é ficar atento ao período de inscrições e buscar uma vaga com muita garra e determinação. Tudo começa por ser um bom aluno no Ensino Médio. 


O futuro engenheiro


Ex-aluno da escola Olga Maria Kayser, Filipe Padilha de Aguiar, 19 anos,  sempre gostou de matemática e física. As boas notas asseguraram uma vaga na seleção da empresa feita no final de 2015. Na quarta-feira, ele falava, com orgulho, de sua efetivação na Marcopolo. 

— Consegui pelo meu próprio esforço — destaca.

Filipe disputou a vaga com pelo menos outros 10 que fizeram as provas com o mesmo objetivo.

— Sempre tirei boas notas na escola. É preciso dedicação e querer muito.

Cursando o quinto semestre de Engenharia, o futuro engenheiro atua, por enquanto, no cargo de inspetor eletromecânico da empresa. 

— Vou chegar lá — declara, determinado. 


"Tem que estar disposto a fazer"


Letícia Cristina Rech tem 18 anos e uma vontade enorme de aprender. Foi o que a fez ser selecionada para a Escola de Formação da Marcopolo. Se inscreveu no programa em 2015 e hoje ocupa o cargo de almoxarife de controle na fábrica de ônibus.

— É preciso ter vontade e estar disposto a fazer, ser proativo e determinação — ensina.

Letícia cursa o terceiro semestre da faculdade de Engenharia de Produção e confessa estar realizada com  o trabalho. Mesmo sendo um desafio diário.

—Me deparei com uma empresa gigantesca e com muita coisa para aprender. 

O trabalho compensa qualquer desafio.

— Vou crescer até onde a empresa me permitir. 


COMO PARTICIPAR DA SELEÇÃO


A próxima seleção de jovens aprendizes da Marcopolo vai acontecer em setembro de 2019, mas é preciso ficar atento para ter uma chance de entrar na escola. As datas serão divulgadas nas escolas, com pelo menos dois meses de antecedência.

Requisitos avaliados na seleção:

Na escola

* Ter, no mínimo, 16 anos.

* Ser aluno do ensino médio à noite.

* Ter acima de 80% de frequência na escola. 

* Boas notas no boletim.

Nas provas

* Ser proativo.

* Durante as etapas de avalição, assegure um bom desempenho individual e em grupo.

* Faça a diferença.

Leia também:
Javalis estão causando danos enormes nas lavouras da Serra Gaúcha
"É uma afronta", diz agricultor de Caxias sobre os javalis
Cães, fuzis e armadilhas: as armas e o cerco ao javali, praga das lavouras na Serra





 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros