Conheça as novidades da indústria de bebidas apresentadas em Bento - Economia - Pioneiro

Versão mobile

 

Tecnologia26/04/2018 | 07h32Atualizada em 26/04/2018 | 09h18

Conheça as novidades da indústria de bebidas apresentadas em Bento

Feira que acontece em Bento destaca que a tecnologia chegou à cadeia produtiva

Conheça as novidades da indústria de bebidas apresentadas em Bento Lucas Amorelli/Agencia RBS
O robô que serve cerveja e chope diretamente para o cliente no balcão é uma das novidades da feira Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS


Imagine um robô servindo sua cerveja ou chope. Esta é uma das muitas novidades que estão sendo apresentadas na feira Envase Brasil/Embala Sul, que segue até amanhã, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. 

Um passeio pelos expositores mostra que a tecnologia chegou com força total na indústria de bebidas. São produtos inovadores, que se enquadram na chamada Indústria 4.0, e  capazes de revolucionarem processos tornando as empresas mais competitivas.

Leia mais:
Feira em Bento Gonçalves vai movimentar R$ 100 milhões
Bento Gonçalves têm 27 feiras confirmadas em 2018

É o caso do robô bier, produzido pela empresa Zegla, de Bento Gonçalves. Basta acionar um botão para escolher a sua marca preferida e, em menos de 10 segundos, a bebida está no balcão, pronta para ser degustada. 

— Hoje é possível administrar um pub sem garçons. O robô faz quase tudo — ressalta o supervisor regional da empresa, Cassio Cusin.

Outro destaque é o equipamento que faz o descarregamento de uva. Produzido pela empresa Mesal, também de Bento Gonçalves, é o primeiro do mundo na modalidade e já está sendo utilizado pela Cooperativa Vinícola Aurora. A empresa da Serra também apresenta na feira a célula de paletização robótica. Aplicada no final da linha de envase (parte seca), onde ocorre a paletização de pacotes ou caixas plásticas, reduz drasticamente a mão de obra.

— O futuro é a migração do manual para o eletrônico — sinaliza o gerente de Processos da Mesal, Rodrigo Brandalise.

 Bento Gonçalves, RS, Brasil 25/04/2017Feira Envase BrasilCGP Coating InnovationLucas Amorelli/Agência RBS
A folha separadora antiderrapante, substitui a folha tradicional que separa uma caixa da outra, mas com tecnologia incorporada que não permite o tombamento das garrafas de bebidaFoto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

Carga segura

Entregar cargas de bebidas de forma segura está entre as principais preocupações das empresas da cadeia produtiva. Muitas são devolvidas, caso os produtos transportados não estejam corretamente armazenados nos caminhões de entrega.

A francesa CGP - Coating Innovation pensou nisso e criou a folha separadora antiderrapante. Ela substitui a folha tradicional que separa uma caixa da outra, mas com tecnologia incorporada que não permite o tombamento das garrafas de bebida. Por enquanto, o produto é distribuído no mercado nacional pela empresa Dimel, de Estância Velha, mas o projeto é construir uma planta de produção no Brasil. 

Cerveja

Um dos mercados que mais cresce no Brasil e no RS é o da cerveja artesanal. Mesmo assim ainda tem muito a expandir. Rodrigo Ferraro, presidente da Associação Gaúcha de Microcervejarias (AGM), revela que apenas 0,9% do mercado é ocupado pelas cervejas artesanais. 

– Nosso mercado é promissor. Temos muito para crescer. O espaço que a feira está dando para o setor é fundamental. Este é o quarto ano que participo e posso ver que a cerveja artesanal ocupa um espaço bem maior que em edições anteriores.

Atualmente, o Brasil possui cerca de 1,5 mil cervejarias registradas.

Bento Gonçalves, RS, Brasil 25/04/2017Feira Envase BrasilEmpresa MesalRodrigo Brandalise, gerente de processos, no equipamento chamado enchimento eletrônico, lançamento na feiraLucas Amorelli/Agência RBS
O futuro é a migração do manual para o eletrônico , diz o gerente de Processos da Mesal, Rodrigo Brandalise.Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

Feira será anual

A Envase Brasil vinha acontecendo a cada dois anos em Bento Gonçalves. Devido à fusão com a Embala Sul, a feira passa a ser anual. Em anos pares, a feira será realizada em Bento Gonçalves, em anos ímpares o evento acontecerá em Pernambuco, no Nordeste brasileiro.  A Envase Brasil/Embala Nordeste já tem data confirmada. O evento será realizado de 13 a 16 de agosto no Centro de Convenções de Pernambuco. O evento segue em 2020 como Envase Brasil | Embala Sul, na edição Serra Gaúcha. Ao somar forças, as feiras se aproximam dos setores produtivos de cada região, apresentando novidades anualmente. 

 Bento Gonçalves, RS, Brasil 25/04/2017Feira Envase BrasilVicente Puetra, presidente da Envase BrasilLuiz Fernando, diretor da EmbalasulLucas Amorelli/Agência RBS
Diretor da Embala Sul, Luiz Fernando, e o presidente da Envase Brasil, Vicente PuertaFoto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

Os organizadores da feira que está acontecendo em Bento projetam negócios de R$ 100 milhões e a presença de 10 mil visitantes, focados no setor.

– Quem quer envasar está aqui. Nosso público são compradores focados em negócios, que visitam o evento e negociam diretamente com as empresas – destaca o presidente da Envase Brasil, Vicente Puetra.

Leia também
Sociedade por João Pulita
Frei Jaime: expressar os sentimentos
Confira a previsão do horóscopo de cada signo para esta quinta-feira
Pré-romarias de Caravaggio reúnem carros antigos e motor-homes, em Farroupilha

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros