Bento Gonçalves têm 27 feiras confirmadas em 2018 - Economia - Pioneiro

Versão mobile

 

Negócios na Serra24/04/2018 | 07h00Atualizada em 24/04/2018 | 07h22

Bento Gonçalves têm 27 feiras confirmadas em 2018

Enquanto isso, nos pavilhões da Festa da Uva de Caxias do Sul, apenas uma está prevista para este ano: a Mercopar

Bento Gonçalves têm 27 feiras confirmadas em 2018 Gustavo Bottega/divulgação
Envase Brasil começa nesta terça-feira e promete atrair 12 mil visitantes para Bento Gonçalves. Feira vai movimentar setores do Turismo, hoteleiro e gastronômico Foto: Gustavo Bottega / divulgação

O assunto é recorrente, mas a comparação é inevitável. A movimentação de negócios em Bento Gonçalves salta aos olhos. Enquanto isso, Caxias do Sul fica na míngua. Pelo menos 1,4 milhão de visitantes devem passar por Bento durante o ano de 2018. Destas, quase 300 mil atraídas por feiras, congressos e seminários já confirmados que vão acontecer na Fundação Parque de Eventos e Desenvolvimento (Fundaparque). Uma delas começa hoje e vai movimentar R$ 100 milhões. Nos pavilhões da Festa da Uva, a única feira relevante é a Mercopar, em setembro. Bento deve fechar o ano com 33 eventos na Fundação – 27 já foram confirmados. 

— A movimentação econômica que as feiras geram vai além das transações nos estandes, pois turistas e expositores utilizam hotéis, restaurantes, turismo, aluguel de automóveis e comércio —aponta o presidente da Fundação, Silvio Sandrin. 

A Fundaparque, destaca o dirigente, é uma das indutoras do turismo de negócios na região, uma vez que sedia eventos frequentados por pessoas do Brasil e do Exterior, que unem compra e venda de produtos, além de serviços ao entretenimento. Entre os eventos programados para 2018 estão Festival da Cerveja Gaúcha, ExpoBento, Transposul, Wine South America e Avaliação Nacional de Vinhos.

— O Parque de Eventos recebe manutenção permanente e ações peventivas. Além desse trabalho contínuo, foram realizadas melhorias de iluminação, bem como a adequação do PPCI (Plano de Prevenção contra Incêndios). Entre 2017 e 2018, já foram aportados R$ 430 mil — destaca Gilberto Durante, vice-presidente da Fundaparque

É um contraste com a Festa da Uva. É comum ouvir de organizadores de eventos que em Caxias não há uma espaço adequado para receber feiras e que a saída seria a construção de um Centro de Eventos. Mas o assunto não está entre as prioridades da administração municipal. 

Com 322 mil metros quadrados de área, o parque de Bento é um dos maiores espaços cobertos e climatizados para eventos da América Latina (58 mil m²). A estrutura  reúne torre de telefonia, internet, wireless, heliponto, reservatórios de água próprios e estacionamento para 2,5 mil automóveis.

Em Caxias, uma das principais reclamações dos expositores na Festa da Uva é o calor, pois a estrutura de 55 mil metros quadrados (para locação) só tem climatização no Pavilhão 2. A internet fica por conta de cada organizador.

Leia também:
Cerca de um terço dos contribuintes da Serra deixa imposto de renda para a última semana
Marcopolo adia transferência das atividades da fábrica no bairro Planalto, em Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros