Supermercado de Bento Gonçalves adota sistema de cobrança sem caixa operador - Economia - Pioneiro

Versão mobile

 

Tecnologia no comércio31/03/2018 | 09h00Atualizada em 31/03/2018 | 09h00

Supermercado de Bento Gonçalves adota sistema de cobrança sem caixa operador

Clientes registram e pagam produtos sozinhos com o sistema self-checkout

Supermercado de Bento Gonçalves adota sistema de cobrança sem caixa operador Roni Rigon/Agencia RBS
Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

O consumidor chega ao supermercado, escolhe os produtos que quer levar para casa, registra as mercadorias no caixa, coloca as compras nas sacolas, passa o cartão de crédito ou débito e sai do supermercado. Essa realidade comum em países da América do Norte e da Europa começa a chegar aos poucos ao Rio Grande do Sul. Pioneira, a Cia Apolo de Supermercados instalou há 15 dias dois caixas do sistema chamado self-checkout – caixa sem operador – na matriz da rede, localizada no Shopping L’América, em Bento Gonçalves. As máquinas são as primeiras desse tipo de serviço à disposição de clientes de supermercados na Serra. 

Os equipamentos são para compras de até oito itens, em que o próprio cliente passa o código de barras dos produtos na máquina e, depois, efetua o pagamento, sem intermédio de operadores de caixa. Embora as máquinas “conversem” com o consumidor, mostrando o passo a passo até a finalização da compra, há duas funcionárias à disposição dos clientes para ajudar em caso de dúvidas. 

Em média, os clientes que utilizam self-checkouts em supermercados gastam 30% a menos de tempo, além de evitarem filas, o que agiliza o atendimento, que é uma tendência mundial. O gerente de tecnologia da Apolo, Michel Verzeletti, ressalta que o autoatendimetno é uma novidade no país, e começou a chegar ao Brasil no final de 2016. Ele ressalta que a ideia é inovar e qualificar o atendimento sem comprometer o trabalho dos operadores de caixa, e tem tido boa aceitação, tanto que cerca de 150 a 200 pessoas têm optado pelos equipamentos diariamente: 

– É uma nova opção de compra que presta um serviço extra aos consumidores e que auxilia, inclusive, os operadores de caixa. De forma alguma pensamos em substituir nossas equipes de operadores, o trabalho deles é essencial até para que o autoatendimento seja bem aceito durante este período de adaptação. Percebemos que a aceitação é positiva e os clientes estão testando a nova tecnologia e aprendendo a usar os equipamentos. Diariamente, entre 150 a 200 pessoas têm optado pelo self-checkout, e equivale a cerca de 20% do total de atendimentos.

Foto: Arte Pioneiro

Inovação desenvolvida no Estado

A novidade instalada em Bento Gonçalves foi desenvolvida pela empresa gaúcha Perto SA, com software da também gaúcha KW Sistemas. As duas máquinas de self-checkout funcionam paralelas aos caixas tradicionais, e os clientes podem validar o estacionamento nas compras acima de R$ 40, além de participar do Programa Nota Fiscal Gaúcha com a inserção do número do CPF.

O supermercado pensa em ampliar o número de máquinas de autoatendimento com a instalação em outras lojas da rede, mas ainda não há previsão de quando isso irá ocorrer.

Foto: Arte Pioneiro

Leia também:
Secretaria de Segurança de Caxias analisa sistema de monitoramento para aderir a projeto estadual
Caxias do Sul perderá um deputado federal na próxima semana
Casal da Serra que está dando a volta ao mundo desde 2016 fala da viagem

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros