Sala do Empreendedor será inaugurada nesta terça em Caxias do Sul - Economia - Pioneiro
 

Economia27/03/2018 | 07h32Atualizada em 28/03/2018 | 09h14

Sala do Empreendedor será inaugurada nesta terça em Caxias do Sul

Espaço vai funcionar no terceiro andar do Centro Administrativo e promete facilitar e agilizar processos

Sala do Empreendedor será inaugurada nesta terça em Caxias do Sul Roni Rigon/Agencia RBS
Serviço vai funcionar de senda à sexta, das 10h às 16h Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

A partir de hoje, empreendedores de Caxias do Sul terão um espaço para buscar orientações sobre suas empresas. A Sala do Empreendedor será inaugurada na tarde desta terça-feira no terceiro andar da prefeitura. Esta é a primeira etapa de um complexo que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico pretende instalar no local, em que todos os procedimentos para abertura de uma empresa podem ser feitos num mesmo local.

O serviço vai concentrar as orientações para registro, baixa e alterações de inscrições municipais e estaduais, além de serviços prestados pelas secretarias da Fazenda, do Urbanismo, do Meio Ambiente, de Trânsito, Transportes e Mobilidade, do Planejamento e da Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde. Quatro estagiários e quatro servidores públicos estarão atendendo no local.

Até o final do ano deve entrar em funcionamento a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesimples). Para isso, é preciso integrar também os serviços do Sebrae e da Junta Comercial. Inicialmente, a prefeitura queria que a Junta deixasse CIC e se instalasse na Sala do Empreendedor, o que acabou não ocorrendo. 

O secretário Emílio Andreazza ressalta que a ideia é facilitar o processo para que as empresas entrem em funcionamento, com atendimentos de diversas pastas concentradas em um só espaço.

— A desburocratização de procedimentos é uma diretriz do governo municipal — aponta o secretário.

Por enquanto os serviços de emissão de Certidão Específica, Certidão Simplificada, registros de Constituição de LTDA e Empresário (Individual), registros de Alterações de LTDA e Empresário, registro Extinção de LTDA e Empresário e autenticação de livros contábeis continuam sendo feitos oferecidos. na Junta Comercial, em funcionamento na CIC. O tempo médio para o processo de abertura de uma empresa é de uma semana, segundo a coordenadora Eliane Carniel. 

A Sala do Empreendedor atende de segunda à sexta, das 10h às 16h. Às quartas-feiras, também das 10h às 16h, haverá atendimento técnico com a presença de funcionários Semma, SMU e Vigilância Sanitária, mediante agendamento pelo telefone (54) 3218.6000, ramais 6451 e 6462.

SERVIÇOS

* Orientações sobre a simplificação dos processos de abertura de empresas.

* Baixa e funcionamento das empresas sediadas no município. 

* Atendimento: de segunda a sexta, das 10h às 16h.

Leia também:  
Caxias gera 1,9 mil vagas em fevereiro
Gramado vai fabricar mais de 1,2 milhão de quilos de chocolate neste ano
Pesquisa revela o perfil do consumidor caxiense

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros