Empresa norte-americana visita cidades da Serra com interesse em produção de frutas vermelhas - Economia - Pioneiro

Versão mobile

 

Produção agrícola01/03/2018 | 13h40Atualizada em 01/03/2018 | 13h40

Empresa norte-americana visita cidades da Serra com interesse em produção de frutas vermelhas

Primeira sondagem é para buscar área para testes que possibilitem melhoramento genético para ampliar produção 

Empresa norte-americana visita cidades da Serra com interesse em produção de frutas vermelhas Fernando Gomes/Agencia RBS
Mirtilo é uma das frutas que pode passar por testes de melhoramento genético Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS

A empresa norte-americana Driscoll's visitou nesta semana Caxias do Sul e Vacaria. A companhia quer ampliar a produção mundial de frutas vermelhas ingressando no mercado brasileiro. Fundada na Califórnia há mais de 100 anos com o cultivo de morangos, a companhia também atua no Chile e foi parar na Serra Gaúcha por indicação do governo do Estado e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. A região concentra o maior polo produtor de hortifrutigranjeiros do Estado. 

Segundo a secretária municipal de Agricultura, Camila Sandri Sirena, que recebeu o investidor agrícola norte-americano Fernando Sagredo, esta foi apenas uma sondagem. O primeiro passo seria trabalhar com um laboratório para realizar testes de melhoramento genético para permitir que a produção de morangos, mirtilos, framboesa, amora e outras frutas do tipo possa ocorrer o ano inteiro.

— Passada essa etapa, eles pretendem fechar parceria com produtores e oferecer desde auxílio na busca de financiamentos até tecnologia de seleção, embalagem e distribuição, para vender para mercados como a China — aponta a secretária.

Os interlocutores da empresa ainda pretendem visitar outras regiões do Brasil para decidir onde pretendem se instalar, caso de São Paulo, Minas Gerais e estados do Norte e Nordeste.

 Leia também:
Defesa do prefeito de Caxias do Sul pede afastamento de relator da comissão do impeachment
Distribuidoras de combustível têm até quinta para se manifestar sobre redução da gasolina em Caxias 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros