Como a economia caxiense começou o ano - Economia - Pioneiro

Versão mobile

 

Desempenho13/03/2018 | 16h31Atualizada em 13/03/2018 | 19h21

Como a economia caxiense começou o ano

Especialistas apontam crescimento e retomada gradativa e segura

Como a economia caxiense começou o ano /
Números foram divulgados à imprensa na tarde de hoje, na CIC Caxias. Foto: Giovana Schmitt/CIC

Apesar do mês de janeiro ter fechado no negativo (-0,6%), a economia caxiense ganha fôlego e prevê um crescimento de até 8% neste ano. A estimativa está baseada no bom desempenho da indústria, que cresceu 9,5% nos últimos 12 meses. Se comparado com dezembro de 2017, a alta passa dos 35%.  Os dados foram divulgados na tarde de hoje pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul. 

— 2018 vai ser positivo. Estamos em franca recuperação. O pior ficou para trás — garante Alexander Messias, do departamento de Economia, Finanças e Estatística da CIC. 

Os números negativos do primeiro mês do ano foram puxados pelo comércio. O tombo foi de quase 23%. Queda considerada normal para janeiro, já que dezembro é um dos melhores meses para o setor. Se comparado com o mesmo período do ano passado, o setor fecha no azul, de 3,1%. No acumulado  de 12 meses, o índice positivo sobe para 5,9%. 

Outro dado que aponta para uma retomada consistente é o bom desempenho dos serviços: alta de 2,8% em janeiro e 31% em relação ao mesmo mês do ano passado. O setor foi o último a entrar em crise e já está se recuperando. 

Alta no setor automobilístico

A vocação de Caxias do Sul é para veículos pesados. As vendas de automóveis, caminhões e autopeças foram as que mais se destacaram nos últimos 12 meses: cresceram 21,66%. É nesse segmento que os especialistas apostam para a retomada. 

O secretário do Conselho de Administração da Marcopolo e também diretor de economia da CIC Carlos Zignani assegura que o ramo automobilístico vai crescer 20% este ano. Ele sustenta o crescimento em três pontos: câmbio favorável, a boa safra agrícola e a taxa de juros em queda.

Leia também:
VÍDEO: o que mostram as câmeras do caminho onde menina desapareceu em Caxias do Sul
Menina de 7 anos desaparece no trajeto para a escola em Caxias do Sul
Investigação sobre criança desaparecida em Caxias do Sul está cercada de mistérios 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros