ANP verifica qualidade do combustível em postos de Caxias do Sul - Economia - Pioneiro

Versão mobile

 

Semana de fiscalização14/03/2018 | 15h29Atualizada em 14/03/2018 | 15h29

ANP verifica qualidade do combustível em postos de Caxias do Sul

Equipes percorrem revendas para verificar se produto obedece padrões do mercado

ANP verifica qualidade do combustível em postos de Caxias do Sul Bruno Halpern/Gaúcha Zona Sul
Fiscais também vão ensinar a população a testar o combustível Foto: Bruno Halpern / Gaúcha Zona Sul

Fiscais da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) realizam nesta semana em Caxias do Sul fiscalização da qualidade dos combustíveis nos postos. A ação ocorre em parceria com o Procon.

De acordo com o coordenador do órgão de defesa do consumidor, Luiz Fernando Del Rio Horn, a intenção é verificar se o produto segue todas as normas previstas em lei e deve ocorrer de forma periódica a partir de agora. O calendário de fiscalização, no entanto, será definido entre o Procon e a ANP.

Leia mais
Pesquisa da ANP ainda mostra desconto na gasolina em Caxias do Sul, mas postos já voltaram a elevar preços
Procon de Caxias do Sul investiga dumping em postos de gasolina

A qualidade da gasolina também pode ser testada pelo próprio consumidor na hora da compra. Para isso, as revendas são obrigadas a disponibilizar kits de verificação. Nesta quinta (15), os fiscais vão estar na sede do Procon, na Rua Visconde de Pelotas, no centro, para ensinar a população a realizar os testes.

O órgão de defesa do consumidor também segue apurando a suspeita de dumping (redução de preços abaixo dos padrões de mercado para prejudicar concorrentes) por parte das distribuidoras. A notificação às empresas foi entregue somente depois que os preços voltaram ao normal. O motivo, segundo Horn, foi para não forçar a retomada do valor mais alto nas bombas e permitir que o consumidor aproveitasse o que chamou de "guerra de preços".

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros