Procon autua rede de postos de Caxias por anunciar lanches em placas próximo às bombas - Economia - Pioneiro

Consumo11/01/2018 | 17h09Atualizada em 11/01/2018 | 19h07

Procon autua rede de postos de Caxias por anunciar lanches em placas próximo às bombas

Reclamações de consumidores resultaram em denúncia. Anúncios já foram retirados

Procon autua rede de postos de Caxias por anunciar lanches em placas próximo às bombas Diogo Sallaberry/Agencia RBS
Preço de cerveja estava sendo anunciado em placas próximo às bombas e induzia clientes a entrarem nos postos para abastecer Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

O Procon Caxias do Sul autuou nesta quinta-feira a rede de postos de combustíveis Capoani, que exibia preços de produtos da loja de conveniência em placas parecidas com as que informavam o valor do litro da gasolina. Segundo o coordenador do órgão, Luiz Fernando Horn, a política utilizada pela empresa gera, no mínimo, confusão ao consumidor. Os fiscais estiveram nos postos da rede ontem pela manhã, após a publicação de reportagem sobre o assunto pelo Pioneiro, e solicitaram a retirada das lâminas com preços de cerveja, lanches e água mineral colocadas próximo às bombas.  

De acordo com Horn, a autuação gera processo adminsitrativo automático e cabe recurso por parte da rede de postos.

— Entendemos que houve infração e que o consumidor foi prejudicado —informa.

Após a autuação, o posto será julgado pela Procuradoria-Geral do Município. O estabelecimento está sujeito a pagar multa, com valor ainda não foi definido. 

O artigo 37 do Código do Consumidor diz que "é  enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços."

A direção da rede de postos Capoani preferiu não se manisfestar sobre o assunto. 

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros