Bento Gonçalves pode ter ExpoBento e Fenavinho em 2018 - Economia - Pioneiro

Versão mobile

 

Eventos23/01/2018 | 15h15Atualizada em 23/01/2018 | 15h15

Bento Gonçalves pode ter ExpoBento e Fenavinho em 2018

Edição deste ano da ExpoBento foi lançada oficialmente nesta terça e Fenavinho pode ser retomada em setembro

Bento Gonçalves pode ter ExpoBento e Fenavinho em 2018 Porthus Junior/Agencia RBS
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

O Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), entidade promotora da ExpoBento, já encaminhou questões estatutárias para estar a frente também da retomada da Fenavinho. A festa é a mais tradicional do município e completou, em 2017, 50 anos desde sua primeira edição, mas não é realizada desde 2011. Com o apoio da prefeitura, a entidade não descarta realizar o evento ainda em 2018.

Leia mais:
Feiras de negócios movimentam economia na Serra
Bento Gonçalves e Flores da Cunha abrem oficialmente a vindima 2018

Para isso, será preciso quitar o passivo das últimas edições. Esse é o principal entrave para colocar a festa em prática. O presidente do CIC, Elton Gialdi, diz que reuniões para tratar especificamente da negociação com credores vão ocorrer a partir da próxima semana.

— O CIC está liderando as tratativas e fazendo um levantamento sério e criterioso do passivo e o que implica assumir uma marca. Acho que Bento Gonçalves merece e quer ter novamente a Fenavinho — defende Gialdi, estimando cerca de R$ 1,2 milhão em atrasos das últimas festas.

A prefeitura também está reivindicando maior participação na organização. O prefeito Guilherme Pasin está confiante na renegociação.

— Muitos dos credores são expositores que têm interesse em participar de uma nova edição.

Pasin também destaca que o objetivo é retomar mais o caráter de festa e não de feira. Para não deixar de lado este segundo perfil, aponta que está sendo estudada a possibilidade de retomar a Fenavinho em setembro, aproveitando a realização de uma feira internacional do vinho, promovida pela Veronafiere. A empresa é responsável pela Vinitaly, uma das maiores feiras do mundo, que ocorre na cidade de Verona, na Itália.

Se a data se confirmar, Bento Gonçalves terá dois importantes eventos em um mesmo ano, já que a ExpoBento 2018 vai ocorrer de 7 a 17 de junho no Parque de Eventos do município. Mas CIC e prefeitura seguem definindo qual seria o melhor período definitivo para a Fenavinho e estudam também se poderia ser intercalado um evento e outro a cada ano.

Novidades da ExpoBento 2018

Foi apresentada na manhã desta terça-feira (23) a campanha da feira multissetorial que, neste ano, vai trabalhar com o tema Um Mundo de Opções. Serão nove mundos diferentes que os visitantes poderão contemplar: do vinho, da moda, da gastronomia, de comércio e serviços, do setor automotivo, de negócios, imóveis, variedades e kids. O modelo arquitetônico vai explorar experiências sensoriais e pontos de encontros, como a praça dos cafés e da moda. 

Novidade da edição passada, a mostra Casa Comigo foi aprimorada nesta edição para destacar os cenários de Bento Gonçalves para casamentos. A mostra Case em Bento ocorrerá paralelamente ao evento, de 15 a 17 de junho.

A expectativa da ExpoBento 2018 é reunir 450 expositores de diversos segmentos e receber mais de 200 mil visitantes. A comercialização dos espaços começou em agosto e alguns segmentos já estão 70% comercializados. 

Durante o lançamento da feira, também foram apresentados dados da pesquisa de satisfação da última edição em 2017, que reuniu 225 mil pessoas, um público 7,5% maior do que no ano anterior. 

Entre os 442 entrevistados, mais de 80% afirmaram que já vistaram pelo menos quatro edições da ExpoBento, e mais da metade costuma visitar mais de uma vez por edição. O ticket médio investido em compras supera os R$ 200, sem incluir o valor de entrada, estacionamento e gastos com alimentação. 

Leia também:
Prefeito de Caxias rebate críticas de ex-coordenador de Relações Comunitárias
Oito postos de saúde de Caxias estão sem pediatras

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros