Vendas de Natal devem ter crescimento de 5% em Caxias do Sul - Economia - Pioneiro

Comércio29/12/2017 | 14h12Atualizada em 29/12/2017 | 14h51

Vendas de Natal devem ter crescimento de 5% em Caxias do Sul

Entidades do comércio estão satisfeitas. Números oficiais devem sair em janeiro

Vendas de Natal devem ter crescimento de 5% em Caxias do Sul Marcelo Casagrande / Agência RBS/Agência RBS
Foto: Marcelo Casagrande / Agência RBS / Agência RBS

O comércio caxiense deve confirmar um crescimento de 5% nas vendas de Natal deste ano. A previsão é da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (Sindolojas). Os números oficiais do resultado das vendas serão divulgados somente a partir da segunda quinzena de janeiro. A projeção é comparada com a data natalina do ano passado.

O diretor de Tecnologia e Informação da CDL, Ricardo Comandulli, diz que a previsão de aumento de 5% a 5,5%, divulgada em novembro pela entidade, deve se confirmar. Segundo ele, normalmente, os resultados de Caxias do Sul são parecidos com o do cenário nacional.

– A matriz econômica da cidade é muito parecida com a do restante do país. 

Comandulli diz ainda que, se considerar todo o mês de dezembro, o aumento das vendas deve ficar acima do resultado nacional. E que a expectativa do comércio é de ter um aumento de 10% na comercialização em relação ao mês de novembro. 

Segundo Comandulli, a percepção é de que o mercado está mais aquecido e recuperando o emprego.

– O dinheiro está circulando e as pessoas estão mais otimistas com os dados econômicos. Está gerando uma atmosfera positiva para o consumo – diz Comandulli.

O presidente do Sindilojas, Sadi Donazzolo, também está otimista com o resultado de 5% que deve ser alcançado nas vendas de Natal. Dados preliminares mostram que Caxias teve o melhor índice do Estado, na frente de Santa Maria, Passo Fundo e Pelotas, onde o resultado prévio mostra um desempenho de 2,5%.

– Estamos aguardando os números oficiais, mas vamos alcançar os 5% com certeza. As vendas foram razoavelmente boas.

Donazzolo conta que a movimentação do comércio foi muito boa até o sábado e que poderia ter sido ainda melhor, não fosse a véspera de Natal ser no domingo, e ainda com chuva.

– No Centro, ainda tinha movimento, mas as lojas de bairro estavam fechadas. No meu bairro, em Lourdes, e no Cruzeiro, estava praticamente tudo fechado. Podia ter sido um pouco melhor.

Para o presidente do Sindilojas, o resultado previsto de 5% é bom se comparado com a inflação de 2%. Ele acredita que esta seja uma mostra de que a cidade está saindo “devagar” da crise.

– Estamos confiantes que saímos da crise. Um bom sinal foi dado. Vamos fechar as vendas acima da inflação e a expectativa foi atendida.

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros