Aeroporto de Caxias do Sul ganha painéis com informações de voos - Economia - Pioneiro

Auxílio ao passageiro05/12/2017 | 10h38

Aeroporto de Caxias do Sul ganha painéis com informações de voos

Telas foram instaladas no saguão e na sala de embarque por meio de parceria

Aeroporto de Caxias do Sul ganha painéis com informações de voos André Fiedler/Agência RBS
Foto: André Fiedler / Agência RBS

Desde a última quarta-feira, o aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, tem painéis que exibem informações dos voos que operam no terminal. São duas telas, instaladas no saguão e na sala de embarque, que mostram o horário de cada operação e se elas estão previstas, confirmadas ou canceladas. Ao lado de cada uma, outro painel exibe notícias, previsão do tempo e indicadores financeiros, além de publicidade.

De acordo com o diretor do aeroporto, Alexandre Debiasi, a ideia de instalar o Sistema Informativo de Voo (SIV), como é conhecido, surgiu ainda em janeiro, quando começou a busca por uma parceria. A intenção era divulgar de forma mais fácil a situação dos voos.

— As pessoas chegavam aqui e perguntavam 'como está o voo?' Muitas também ligavam. Agora está tudo no painel — revela o diretor, que garante que o pedido de informações já caiu.

A aquisição dos painéis foi realizada por meio de licitação, que prevê uma parceria de cinco anos com a empresa fornecedora. O contrato não teve custo ao Estado, que ainda recebe uma taxa mensal para que a operadora do sistema explore a publicidade dos painéis. Já as informações dos voos são atualizadas diretamente pelas companhias aéreas. Para os próximos meses também está previsto o lançamento de um aplicativo para os passageiros.

Outras melhorias que o terminal recebeu neste ano foi realocação do balcão de informações, que agora fica no meio do saguão, e a aquisição de um carro escalador de escadas. O equipamento é uma espécie de elevador que facilita o embarque de pessoas com deficiência. Já para o próximo dia 20 está previsto o início da operação do estacionamento, que será mantido por meio de parceria público-privada. 

Para janeiro de 2018 está prevista a conclusão do projeto de uma marquise na entrada do terminal. O trabalho é realizado por engenheiros do município e a instalação deve ser licitada pelo Estado. A marquise permite maior conforto no acesso ao terminal e era demanda antiga dos passageiros.

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros