Seis lojistas são autuados na Black Friday em Caxias do Sul  - Economia - Pioneiro

Promoção25/11/2017 | 08h25Atualizada em 25/11/2017 | 08h25

Seis lojistas são autuados na Black Friday em Caxias do Sul 

Entre as irregularidades, propaganda enganosa e atendimento inadequado 

Seis lojistas são autuados na Black Friday em Caxias do Sul  Marco Favero/Agencia RBS
Foto: Marco Favero / Agencia RBS

Seis estabelecimentos de Caxias do Sul foram autuados pelo Procon nesta sexta-feira por irregularidades na Black Friday. Uma equipe do órgão circulou pelas ruas durante todo o dia fiscalizando as lojas. A maioria dos estabelecimentos foi notificada por estar vendendo produtos com preço diferente do divulgado, ou seja, propaganda enganosa. 

Leia mais
Deltasul utilizará a estrutura comercial do Shopping Triches, de Caxias
Soldera Pet Shop e Agropecuária reinaugura ampliada no bairro Cruzeiro
Ponto comercial da antiga Fedrizzi, de Caxias, já tem definido o novo inquilino

Um deles foi autuado por atendimento inadequado. O Procon chegou à loja após uma denúncia de que os clientes estavam aguardando até três horas para conseguir efetuar o pagamento no caixa. 

— Fomos ao local das reclamações e, de fato, havia uma fila muito longa — conta Carlos Henrique de Miranda, diretor do Procon de Caxias. 

As multas são de, no mínimo, R$ 6 mil. Mas, em todos os casos, os estabelecimentos terão 10 dias para apresentar recurso. O Procon não quis revelar o nome dos estabelecimentos, mas adiantou que são lojas de departamento. 

O comércio costuma estender a promoção. Para se prevenir de golpes, o consumidor pode consultar uma lista de sites não confiáveis para compra no Portal do Procon

No Brasil

Pelo país, segundo levantamento do Reclame Aqui, foram registradas 1.374 reclamações, um aumento de 16,7% em relação ao mesmo período do ano passado. O principal motivo é a propaganda enganosa, que atinge 14% das queixas.

Divergência de valores e problemas para finalizar a compra também foram reportados. Segundo o levantamento, o consumidor está mais preparado e aprendeu a detectar se as ofertas são verdadeiras ou não.

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros