Empresas caxienses confirmam participação no Roteiro Industrial da Serra - Economia - Pioneiro

TURISMO10/11/2017 | 16h30Atualizada em 10/11/2017 | 16h30

Empresas caxienses confirmam participação no Roteiro Industrial da Serra

Na segunda-feira acontece a primeira visita técnica a fábricas envolvidas no projeto que promete impulsionar uma nova matriz econômica na cidade. A Marcopolo é uma delas

Empresas caxienses confirmam participação no Roteiro Industrial da Serra Marcelo Casagrande/Agencia RBS
A Dompel trabalha com produtos para salões de beleza. Turistas poderão conhecer como são produzidos Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Dompel está na rota

A maior fabricante de móveis para salão de beleza do Brasil é de Caxias do Sul e já confirmou participação no Roteiro Industrial. A Dompel, localizada no bairro Diamantino, vai mostrar sua pujança em um dos setores que mais cresce no país, a beleza.  O gestor comercial da empresa, Carlos Dall´Agno, é um entusiasta do projeto e acredita que a parceria vai alavancar negócios.

— Tem muitos caxienses que não sabem que a Dompel existe — declara.

Ele acredita que fazer parte da rota é uma forma de se envolver mais com a comunidade e a chance de divulgar seus produtos para turistas que chegam à cidade e, posteriormente, poder negociar com parte deles. Ele já tem em mente o trajeto que os turistas vão percorrer dentro da empresa de 13 mil metros quadrados construídos. 

— Vamos apresentar um vídeo institucional, apresentar nosso showroom de produtos  e levar os turistas para conhecerem como são produzidos nossos produtos  — explica. 

A Dompel tem 37 anos e já produziu mais de um milhão de carrinhos e 500 mil lavatórios para salões de beleza. Ingressou neste ramo tendo como seu primeiro produto o bigodin para permanente (bobs para cabelo). O fundador, Jobem Donada, ainda  atua na empresa desenvolvendo produtos e também está otimista com a possibilidade de mostrar o potencial das empresas caxienses para turistas.

— A iniciativa é promissora —destaca Donada, que administra o negócio com a ajuda dos três filhos.

Leia mais:
Caxias do Sul e região ganham roteiro industrial


"Sou parceira. Estou dentro", diz proprietária da Metalúrgica Buzin


 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 07/11/2017 - A Metalúrgica Buzin pretende fazer parte da  Rota Industrial, projeto turístico que pretende levar visitantes para conhecer empresas da região. (Marcelo Casagrande/Agência RBS)
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Cíntia Buzin, sócio-proprietária de uma das mais tradicionais metalúrgicas de Caxias do Sul, a Metalúrgica Buzin, é uma das incentivadoras do projeto. Ela acredita que está mais do que na hora de Caxias mostrar o potencial industrial para os visitantes que chegam de outros estados e países. O Roteiro Industrial possibilita esta oportunidade. 

— Quando surgiu a ideia, fui uma das primeiras pessoas a acreditar que daria certo. Devemos nos unir e mostrar o que sabemos fazer e porque Caxias se transformou no segundo maior polo metalmecânico do país.

Cíntia tem certeza que os turistas vão se interessar pelo roteiro.

— Todos querem saber como se produz uma peça ou produto que está no mercado. E nós (empresas) temos como mostrar como se costura esta colcha de retalhos — diz. 

A Metalúrgica Buzin está no mercado há 47 anos e fornece peças usinadas para diversos tipos de segmentos, como automotivo, hidráulico, rodoviário, agrícola e Moveleiro. Para a empresária, todos ganham com a nova rota turística. 

— Ganham os visitantes, que vão conhecer nosso trabalho. Ganham as empresas, que têm a chance de mostrar a qualidade de seus produtos e de fechar futuros negócios. 

Cíntia planeja manter os visitantes dentro da empresa por uma hora. Será criada uma rota pelos vários departamentos da empresa para que eles entendam como acontece a montagem da peça, desde a matéria-prima até a expedição. 

— O turista vai ter contato como chão de fábrica, com o cheiro de óleo e assistir como uma peça é soldada.

A Buzin também vai apresentar ao público sua nova linha de produtos direcionada para a acessibilidade: a cadeira desmontável e uma rampa portátil. Dois produtos criados para serem comercializados via e-comerce.    




 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros