Economia de Caxias continua crescendo em outubro - Economia - Pioneiro

Conjuntura29/11/2017 | 17h42Atualizada em 30/11/2017 | 15h40

Economia de Caxias continua crescendo em outubro

Outubro fechou com índice positivo de 3,1% no acumulado dos últimos 12 meses

Economia de Caxias continua crescendo em outubro Roni Rigon/Agencia RBS
A indústria foi o setor responsável pelo bom desempenho do mês, com aumento de 11,9% em outubro sobre setembro. Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

A curva do desempenho da economia caxiense continua em ascensão. Depois de sair do buraco, onde permaneceu durante mais de três anos, a cor azul apareceu em setembro e promete se manter ainda mais intensa. Outubro fechou com índice de 3,1% no acumulado dos últimos 12 meses. Positivo.  Com relação a setembro deste ano, o salto foi de 6,7%. O setor que ficou no vermelho em outubro foi o de serviços - o último a entrar na crise e também o último a sair, com - 4,4% em relação ao mês anterior. A boa notícia é que o setor passou a barreira do negativo para o positivo. No período de 12 meses, no entanto, o setor despontou do fundo do poço e bateu na trave, 0%. 

A indústria foi o setor responsável pelo bom desempenho do mês, com aumento de 11,9% em outubro sobre setembro. O comércio também reagiu, em função das vendas do Dia das Crianças, e cresceu 10% sobre. Os números foram divulgados ontem pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul. Os economistas asseguram que o crescimento é consistente. Ou seja, pelo menos nos próximos dois meses, os índices não devem cair. 

— A indústria se revigorou. A recuperação é forte e consistente — garante o diretor de Economia, Finanças e Estatísticas da CIC Mauro Corsetti. 

Para se ter uma ideia das dificuldades que a economia de Caxias passou nos últimos ano, basta observar o gráfico ao lado. Em 2011, vivia o auge, com alta de 21,8%. Em janeiro de 2016, o tombo foi de - 18,7%. 

Exportações

Os indicadores do mercado externo apontam queda de 4,4% nas exportações e crescimento de 59% nas importações na comparação entre outubro de 2017 e outubro de 2016. No acumulado do ano, as exportações cresceram 0,7%. As importações também registraram desempenho positivo no acumulado de janeiro a outubro, porém, bem maior: 26,5%. Na comparação entre outubro e setembro de 2017, as exportações caíram 5,8%, enquanto as importações cresceram 4,2%. Com isso, o saldo da balança comercial caxiense em outubro é negativo em 11,8% em relação a setembro.

O levantamento mostra que no mês de outubro teve alta de 0,4% nos postos de trabalho, sendo abertos 687 empregos no município. No ano, o acumulado é de 1,1% de crescimento, com 1.720 vagas a mais. Hoje, o estoque de empregos formais em Caxias do Sul totaliza 160.243. 

Inadimplência continua alta

O estoque de dívidas em outubro voltou a crescer: 7,3% comparado com o mês anterior. No ano a alta foi de 89% e em 12 meses, 72,7%. O assessor de Economia e Estatística da CDL Mosár Leandro Ness observa que 2017 teve um comportamento mais agudo na inadimplência. O total de CPFs inadimplentes ultrapassa o número de 78 mil.

Ness acredita, no entanto, que há sinais de que os números vão mudar.

— Mas ainda vai demorar alguns meses para isso acontecer. 




 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros