Caxias do Sul tem 65 mil empresas - Economia - Pioneiro

Empreendedorismo08/11/2017 | 07h30Atualizada em 08/11/2017 | 09h08

Caxias do Sul tem 65 mil empresas

Mais de 90% são micro e pequenos negócios. No período entre 2012 e 2017, o crescimento foi de 26%

Caxias do Sul tem mais de 65 mil empresas, a maioria de pequeno porte. Desde 2012, o crescimento foi de 26%. Ou seja, foram abertos 13,4 mil novos negócios em cinco anos. O boom aconteceu a partir de 2015, quando os números do desemprego ultrapassaram a casa dos 20 mil. Em um ano, surgiram mais de 6,5 mil empreendimentos. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Carlos Heinen, foi um crescimento brutal e desordenado.

— Muitos trabalhadores utilizaram os recursos da rescisão de contrato para abrir o próprio negócio. Mas não houve planejamento nem informação de mercado para saber se daria certo — destaca Heinen.

Resultado: boa parte não deu certo.   No Brasil,  o governo suspendeu o registro de 1,4 milhão de microempreendedores individuais (MEIs),  por falta de pagamento das taxas mensais ou da entrega da declaração anual de atividades.  Essa é a razão de uma pequena queda no número de empresas este ano (gráfico acima). Mas, segundo o secretário, este número deve se estabilizar a partir de agora.

A Semana Municipal do Empreendedorismo que acontece até a próxima sexta-feira em Caxias pretende orientar os interessados sobre como abrir um negócio com segurança. O tema escolhido é Empreendedorismo colaborativo como base para o desenvolvimento de uma nova matriz econômica da Serra.  Ao todo, mais de 50 atividades descentralizadas estão sendo desenvolvidas entre palestras, feiras e painéis. Elas estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete) em parceria com 58 entidades públicas e privadas. 

Incentivo às exportações

Entre os destaques da programação da Semana do Empreendedorismo está o seminário Caminhos da Exportação, a partir das 17h de amanhã, no auditório da FSG. A ideia é incentivar pequenas e médias empresas a exportarem seus produtos. A apresentação será do Exporta-RS, um programa que visa a ampliar a participação das empresas gaúchas no mercado internacional.  Atualmente, mais de 90% das exportações são realizadas por grandes empresas. Este ano,  Caxias do Sul exportou US$ 610 milhões.

O Rio Grande do Sul também apresenta sinais de recuperação neste setor. Até o mês de outubro, o Estado registrou o valor de US$ 14,8 bilhões exportados, frente aos U$ 13,7 bilhões registrados no mesmo período do ano anterior. Isso representa um crescimento de 7,9%. 

Foto:


 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros