Bento Gonçalves vai sediar feira internacional de vinhos - Economia - Pioneiro

Vitivinicultura24/11/2017 | 08h00Atualizada em 24/11/2017 | 08h37

Bento Gonçalves vai sediar feira internacional de vinhos

Evento será organizado por empresa italiana e vai destacar vinhos que são produzidos na Serra Gaúcha

Bento Gonçalves vai sediar feira internacional de vinhos /
Foto: Gilmar Gomes, divulgação
Pioneiro
Pioneiro

Bento Gonçalves foi o município gaúcho escolhido para sediar uma feira latino-americana de vinhos em 2018. A confirmação foi feita ontem durante uma reunião entre o governador do Estado, José Ivo Sartori, o secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Evandro Fontana, e o diretor-geral da empresa italiana Veronafiere, Giovanni Mantovani.
A possibilidade estava sendo discutida desde 2016, quando o governador esteve na Itália em busca de parcerias e investimentos no setor vitivinícola gaúcho. 

– Este ano, uma comitiva visitou a sede da empresa Veronafiere, em Verona, para confirmar o interesse em realizar um grande evento para divulgar os vinhos brasileiros. Tenho certeza que vai alavancar o setor – explica Fontana.

Com mais de cem anos de experiência, a Veronafiere é uma das maiores empresas da Europa em organização de feiras. Anualmente, promove a Vinitaly, na Itália, considerada uma das principais feiras vinícolas do mundo. O diretor-geral, Giovanni Mantovani, afirmou que três critérios foram decisivos para escolher Bento Gonçalves:

— É uma cidade que produz vinho, tem o setor organizado, com entidades de classe, conta com infraestrutura para turistas e um bom espaço para organizar um grande evento. Além disso, o RS está no centro do Mercosul. 

Para o presidente do Ibravin, Dirceu Scottá, um evento desta magnitude promove o mercado de vinhos latino-americano, principalmente o brasileiro, com todo o know-how e a experiência de outros países, trazendo seus contatos e compradores.

— A feira terá um espaço voltado para tecnologia, tanto para indústria vinícola quanto para viticultura. É uma boa oportunidade para o setor se atualizar sem precisar sair do país. 

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros