Caxias do Sul volta a contratar - Economia - Pioneiro

Trabalho21/09/2017 | 19h58Atualizada em 21/09/2017 | 19h58

Caxias do Sul volta a contratar

Segundo dados do Caged divulgados hoje à tarde, Município fechou agosto com saldo positivo de 296 novas vagas.

Pioneiro
Pioneiro


Após quatro meses fechando no vermelho, em agosto Caxias do Sul  voltou a contratar com carteira assinada. Foram abertas 296 novas vagas no mercado formal. Em julho fechadas 467 vagas formais. Os dados foram divulgados hoje à tarde pelo Caged.

*** Metalúrgica Sulmeta - Porthus2 ***Matéria sobre desenvolvimento econômico no município de Nova Bassano. O setor metalúrgico foi um dos principais alavancadores da economia. Na foto a indústria metalúrgica Sulmeta.
Indústria foi o setor que mais contratou em agosto deste ano: 196 trabalhadoresFoto: Porthus Junior / Agencia RBS

No ano, o saldo também é positivo, com 900 novos postos. No entanto, no acumulado dos últimos 12 meses, os números ainda aparecem no vermelho: - 2.373. Os setores que mais contrataram em agosto foram a indústria (196) e o serviços (158). Construção civil (-20) e comércio (-35) continuam demitindo.

O cenário aponta para uma melhora na economia caxiense, mas a movimentação no Sine Caxias ainda é intensa. Diariamente centenas de pessoas  passam pelo local em busca de uma vaga de trabalho formal no mercado. Segundo o coordenador do Sine, Max Motta, as 135 fichas distribuídas  acabam em menos de uma hora. São oferecidas, em média, 50 vagas por dia na Fundação. Esse número já passou de 200 por dia, há três anos. 

Para o coordenador, o pior já passou.

– As empresas já sangraram tudo o que tinham para sangrar. Agora, elas estão se reestruturando a, aos poucos, voltando a contratar – ressalta. 

Mas com muito mais cautela e exigências. Motta informa que a maioria dos postos são na área técnica e que as empresas estão cada vez mais exigentes.

– Elas solicitam entre 20 e 30 candidatos por vaga.  

A contratação leva em torno de 15 dias.  

 No Estado, o saldo ainda foi negativo de - 1.375 vagas fechadas em agosto.  

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros