O trabalhador tem mais razões para lamentar do que comemorar - Economia - Pioneiro

Caixa-Forte01/05/2017 | 10h58Atualizada em 01/05/2017 | 10h58

O trabalhador tem mais razões para lamentar do que comemorar

Não há motivos para festa neste feriado, mas ao menos o fechamento de oportunidades foi estancado em Caxias do Sul. No país, são 14,2 milhões de pessoas à procura de uma vaga

O trabalhador tem mais razões para lamentar do que comemorar Gilmar de Souza/Agencia RBS
Em Caxias do Sul, foram 22 mil vagas de trabalho encerradas nos últimos três anos Foto: Gilmar de Souza / Agencia RBS

Dia 1º de maio, Dia do Trabalho. Nos últimos anos, o trabalhador tem mais razões para lamentar, refletir, do que comemorar. Isso porque, com a retração na economia, a dura realidade de muitas famílias foi o desemprego. Mesmo quem se manteve no mercado de trabalho, passou a viver em estado de apreensão e dúvidas.

Em Caxias do Sul, foram 22 mil vagas de trabalho encerradas nos últimos três anos. Não há motivos para festa neste feriado, mas ao menos o fechamento de oportunidades arrefeceu na cidade, que até registrou saldo positivo de 2.127 postos no primeiro trimestre de 2017. Isso ajudou a minimizar o rombo dos últimos 12 meses, quando Caxias ainda acumula um dado amargo: 4.577 vagas encerradas.

2017 ter tingido os números do Caged de azul é um bom começo. Mas há muita gente sem colocação, que passa o dia nas filas do Sine e de agências de emprego, sem perspectiva. Esse cenário se reflete em todo o país, onde são 14,2 milhões de pessoas à procura de uma vaga, quase o equivalente à população dos Estados de Pernambuco, Sergipe e Piauí juntos. A taxa de desemprego no país saltou para a marca recorde de 13,7% no trimestre encerrado em março.

Será que os dados têm margem para piorar antes de melhorar? Caxias pode surpreender.  

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comConfira horário de missas durante a romaria de Caravaggio, em Farroupilha https://t.co/dQS0EQokWz #pioneirohá 13 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comPioneiro Esportes https://t.co/R1X1PhSyld #pioneirohá 12 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros