Delações da JBS comprometem futuro da pecuária brasileira - Economia - Pioneiro

Caixa-Forte30/05/2017 | 06h30Atualizada em 30/05/2017 | 06h30

Delações da JBS comprometem futuro da pecuária brasileira

A mudança na forma de negociação desagrada e preocupa os criadores, que buscam alternativas de compradores

Além de sacudir o país, as delações dos irmãos Batista, controladores da JBS, também afetam drasticamente a pecuária brasileira. Isso porque a empresa decidiu parar de pagar os pecuaristas à vista na compra do boi gordo em vários Estados, medida que busca garantir fôlego ao caixa do conglomerado. A mudança na forma de negociação desagrada e preocupa os criadores, que buscam alternativas de compradores.

 A JBS controla entre 70% e 80% do abate em algumas regiões do país.Nesse setor – assim como em outros tantos –, o clima é de insegurança, já que os negócios seguem em ritmo mais lento. O preço da arroba do boi caiu e leilões foram interrompidos.Resultado?

– Quem pode está segurando o boi por enquanto – confirma Jonatan Barbosa, presidente da Associação de Criadores do Mato Grosso do Sul (Acrissul).

O setor solicita isenção de ICMS para a venda dos animais para outros Estados e subsídios a pequenos e médios frigoríficos. O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, garantiu que o governo estuda meios para estimular o mercado de carnes.

– Sempre me preocupei, como ministro e produtor, com o tamanho que a JBS atingiu no Brasil e fui um crítico do governo e do BNDES de ter proporcionado essa concentração – defendeu.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.com3por4: Ale Amorin participa de Exposição Vinte e Cinco Vezes Duchamp, em Porto Alegre https://t.co/xgGSEULYuv #pioneirohá 2 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comConhece O Lenheiro? Desafiada pelo Pioneiro, agência caxiense fez comerciante de lenhas bombar no Facebook https://t.co/188itomY49 #pionei…há 3 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros