Município de Feliz colhe mais de um milhão de quilos de Goiaba - Economia - Pioneiro

Agricultura12/04/2017 | 07h36Atualizada em 12/04/2017 | 09h33

Município de Feliz colhe mais de um milhão de quilos de Goiaba

Cidade tem 70 hectares de área plantada e 35 famílias estão envolvidas com a produção da frura

Município de Feliz colhe mais de um milhão de quilos de Goiaba DIEGO LEONHARDT/DIVULGAÇÃO
Colheita está na fase final. A fruta é utilizada in natura, em geleias, sucos e doces Foto: DIEGO LEONHARDT / DIVULGAÇÃO

A colheita da goiaba está em fase final no município de Feliz. A fruta é aposta de 35 famílias envolvidas na plantação. São colhidos todos os anos, aproximadamente, 17 mil quilos por hectare, o que totaliza mais de um milhão por ano. Segunda dados da Emater e secretaria da Agricultura, são 70 hectares de área plantada, a maioria da variedade Paluma.

Leia mais: 
Tributos chegam a superar 50% do preço de produtos para a Páscoa
Loja caxiense apostará em objetos de design de artesãos brasileiros
Oito dicas na hora de comprar chocolates para a Páscoa


Os registros dão conta que a primeira muda de goiaba chegou à Feliz por volta do ano de 1998, vinda de São Paulo, depois de estudos feitos pela Secretaria da Agricultura e Emater, da época. Atualmente, a safra está na fase final e o valor médio de venda é de R$1,80 o quilo. A maior parte é vendida para a indústria e o restante indo para comércio e Ceasa.

— Existem muitas famílias que trabalham na produção dessa fruta e que representa uma boa parte do sustento dessas pessoas e contribui muito para que a agricultura seja a principal economia do município. Ao longo dos anos temos aperfeiçoado o cultivo graças à parceria com a Emater – enfatiza o secretário de Agricultura, Gilberto Rauber.

A goiaba da qualidade Paluma é uma planta vigorosa, altamente produtiva, com ramos de crescimento lateral, fruto de tamanho grande, saborosa e casca lisa. A fruta é uma das mais utilizadas no mercado brasileiro. está presente em geleias, compotas, sucos, sorvetes e doce e ainda pode ser consumida in natura.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comDois homens são presos com revólver no interior de Caxias do Sul https://t.co/NDx9a7AUQl #pioneirohá 6 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comNova Petrópolis registra terceiro homicídio em 72 horas https://t.co/KmAOzqLtA3 #pioneirohá 1 horaRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros