Ainda faltam mais de 35 mil declarações do IRPF em Caxias  - Economia - Pioneiro

Imposto de Renda25/04/2017 | 20h14Atualizada em 26/04/2017 | 07h30

Ainda faltam mais de 35 mil declarações do IRPF em Caxias 

Escritórios de contabilidade têm alta demanda nos últimos três dias para a entrega da declaração

Ainda faltam mais de 35 mil declarações do IRPF em Caxias  Porthus Junior/Agencia RBS
Contador Marcos de Souza tem feito até 20 declarações por dia Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

A três dias de se encerrar o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), a Receita Federal recebeu 70% dos 120 mil arquivos esperados para Caxias do Sul. Até 24 de abril, último dado disponibilizado pela Receita, 84,3 mil pessoas enviaram os dados sobre os seus rendimentos. Sendo assim, mais de 35 mil contribuintes ainda não prestaram contas ao Leão e correm contra o tempo para finalizar o informe até sexta-feira.

Leia mais:
Demissões na Serra Gaúcha ainda preocupam
'Acredito numa melhora na atividade econômica ao longo do ano', diz Ricardo Amorim
Diminui área de vinhedos na microrregião de Caxias do Sul

A quantidade de declarações encaminhadas diariamente tem crescido de forma acelerada. O delegado adjunto da Receita Federal em Caxias, Valmor Lazzari, destaca que somente entre os dias 23 e 24, foram adicionados 6 mil novos informes ao sistema. A projeção do Fisco é de que quase metade dos arquivos que ainda faltam seja enviada aos 45 minutos do segundo tempo.

– Apenas na sexta-feira devemos receber 18 mil declarações em Caxias. O sistema tem suportado bem a demanda e quem for declarar de última hora não deve ter problemas – constata Lazzari.

Nos 51 municípios da Serra abrangidos pela delegacia de Caxias da Receita Federal, a situação é semelhante. Até o momento, foram enviadas 183,5 mil declarações, o que equivale a 71% do total esperado. Na região, o Fisco aguarda 255 mil informes de contribuintes.

Movimento alto nos escritórios contábeis

As duas últimas semanas de abril costumam ser o período de maior movimentação nos escritórios de contabilidade. Para atender à grande demanda de contribuintes que deixaram para declarar o imposto na reta final, os contadores se desdobram. Marcos de Souza, sócio-proprietário de uma empresa contábil em Caxias, conta que nos dias próximos à data limite imposta pela Receita Federal não há hora certa para acabar o expediente.

- Teve dia nesta semana que saí às 3h da madrugada do escritório. Temos feito de 15 a 20 declarações por dia nessa semana final – relata o profissional.

Souza destaca que o principal problema enfrentado é a falta de documentos. Muitos contribuintes, segundo ele, se esquecem de guardar extratos e outros materiais pedidos no IRPF. Em meio à pilha de declarações por fazer, o contador diz que dá prioridade aos contribuintes que têm imposto a pagar, já que é preciso repassar a informação sobre o valor devido com a maior antecedência possível. 

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comCaxienses fazem bonito no início do Rally dos Sertões https://t.co/8ZN0Njwd6N #pioneirohá 5 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comFarrapos vence e segue na briga pela liderança do Super 8 https://t.co/qZubLVnMdv #pioneirohá 5 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros