Tecon Rio Grande oferece a empresas da Serra operação multimodal pelo Terminal de Santa Clara  - Economia - Pioneiro

TRANSPORTES20/03/2017 | 18h02Atualizada em 20/03/2017 | 18h02

Tecon Rio Grande oferece a empresas da Serra operação multimodal pelo Terminal de Santa Clara 

Renê Wlach palestrou nesta segunda-feira na reunião-almoço da CIC sobre atrativos desta alternativa logística

Tecon Rio Grande oferece a empresas da Serra operação multimodal pelo Terminal de Santa Clara  Julio Soares/divulgaçãoo
Renê Wlach diz que o projeto traz ganho logístico e redução de custos para os exportadores e importadores da Serra gaúcha Foto: Julio Soares / divulgaçãoo

Na reunião-almoço de ontem da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), o diretor Comercial do Tecon, Renê Wlach, apresentou uma alternativa aos empresários da Serra que pode reduzir em até 20% o custo final do exportador em logística.

Isso porque, em outubro de 2016, o Tecon Rio Grande, operadora de serviços portuários, passou a movimentar containers a partir do Terminal Santa Clara, localizado no Polo Petroquímico de Triunfo, retomando o transporte desse tipo de carga pelo Rio Jacuí entre Triunfo e o Porto de Rio Grande. Como o calado do Rio Jacuí não permite o acesso de navios de grande porte, os terminais de Santa Clara e Rio Grande foram concebidos para operar de forma integrada.

Os carregamentos são feitos em embarcações menores classificadas para navegação interior no Terminal de Santa Clara e enviados para Rio Grande onde são carregados em navios maiores de longo curso e cabotagem.

Batizado de Contesc, o Terminal de Santa Clara, que transporta grande parte das cargas de resinas da Braskem para Rio Grande, já movimentou 72 containers para exportação da Marcopolo e 94 containers de importação da Tramontina.

— Este projeto traz ganho logístico e redução de custos para os exportadores e importadores da Serra — afirmou o diretor Wlach.

Além da redução dos custos com transporte, o atendimento multimodal otimiza o uso de equipamentos, redução de intermediários, garantia de cumprimento de prazos e parceria com o modal rodoviário.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.com"Mulher Maravilha" chega ao cinema e mostra nova estrela para Hollywood https://t.co/fUnwoeGq01 #pioneirohá 5 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comUma polêmica a cada seis dias no governo do prefeito de Caxias do Sul https://t.co/TGcWMRiWvR #pioneirohá 6 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros