'Esse sim virou ouro', diz Raul Randon, sobre o Programa Florescer - Economia - Pioneiro

Caixa-Forte09/03/2017 | 12h50Atualizada em 09/03/2017 | 13h07

'Esse sim virou ouro', diz Raul Randon, sobre o Programa Florescer

Empresário comemorou na manhã desta quinta-feira os 15 anos do seu projeto social que prepara crianças e adolescentes para o futuro

'Esse sim virou ouro', diz Raul Randon, sobre o Programa Florescer Roni Rigon/Agencia RBS
Ao término da apresentação musical de um grupo de crianças do Florescer, Seu Raul fez questão de levantar-se, cumprimentar e posar para a foto em meio à garotada Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

Os 15 anos do Programa Florescer foram comemorados em café da manhã nesta quinta-feira, com a presença de convidados, parceiros, executivos da Randon e do "grande visionário e patrocinador do projeto", Raul Anselmo Randon, como referiu o protocolo.

Seu Raul estava nitidamente emocionado, por perceber que a semente que plantou germinou e deu frutos. Os números desabrocharam: desde 2002, já foram atendidas 5.490 crianças e adolescentes de seis a 15 anos nos dois núcleos do programa social em Caxias – na Randon e na Fras-le. E outros 5.160 atendimentos foram feitos no período fora da cidade, nas franquias sociais, hoje presentes em Ribeirão Preto (SP), Maringá (PR), Vacaria (duas unidades) e Bento Gonçalves.

– Costumam dizer: 'onde o Raul bota a mão vira ouro'. Mas isso é a longo prazo. No início, alguns negócios podem dar prejuízo. O único que virou ouro mesmo é o Florescer. Os outros são materiais. Esses jovens poderiam estar no vício. Não estamos salvando todos, mas alguns estão salvos – declarou.

Raul Anselmo Randon também convocou os empresários a se engajarem em causas sociais assim, multiplicando essa semente, para "cuidar bem da juventude e prepará-la para a vida e o futuro".

– Recomendo aos meus filhos e sócios que continuem sempre. O Florescer não pode parar. Um desses jovens pode ser o presidente. Por que não? Lula, um torneiro mecânico, foi presidente. Eles (as crianças e adolescentes) têm o compromisso comigo de estudar inglês, informática e não repetir o ano – destacou.

A intenção de Seu Raul é que o projeto ganhe cada vez mais a adesão de empresários, mesmo viabilizando uma franquia de forma coletiva, a várias mãos, uma esperança de um futuro mais promissor à sociedade.

– Com um pouquinho de cada, se faz bastante. É um cafezinho de cada um – brincou.

O Florescer atende jovens e adolescentes em vulnerabilidade social no contraturno escolar, com atividades pedagógicas, artísticas, esportivas e culturais. Ao término da apresentação musical de um grupo de crianças do Florescer, Seu Raul fez questão de levantar-se, cumprimentar e posar para a foto em meio à garotada, confirmando o que se sabe: esse projeto é a menina dos olhos do empresário. É seu orgulho pessoal.

Iniciativa de responsabilidade social do Instituto Elisabetha Randon (IER), o Florescer tem satisfação de informar que, desde a implantação, a média de aprovação na escola regular dos participantes alcançou 99,3%. Após concluída a formação, aos 15 anos, os beneficiários ingressam na etapa de iniciação profissional, em parceria com o Senai, na condição de menores aprendizes das Empresas Randon, abrindo portas para oportunidades de emprego.

Maurien Randon Barbosa, diretora-presidente do IER, salientou que o programa estava debutando, mas a ambição é que complete bodas de ouro e de diamante.

– O meu sonho na verdade é que não precisasse ter programa social, porque isso significaria que o país estaria cumprindo com o seu papel. Mas eu sinto que, se a gente não fizer alguma coisa, não chegaremos a lugar nenhum – afirmou a filha de Raul e Nilva Randon.

Apaixonada pela causa, Maurien já tem mais uma franquia sendo alinhavada para germinar em Farroupilha. A crise financeira pode atrapalhar, mas a beleza do girassol, símbolo do projeto, tem mais apelo.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comUnião De Zorzi é campeão do Municipal de Futebol Amador de Caxias do Sul https://t.co/oEKkfbZs8v #pioneirohá 9 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comhttps://t.co/5yA7rFuOab https://t.co/sadDNhifRj #pioneirohá 10 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros