Empresa serrana promete revolucionar espaços urbanos - Economia - Pioneiro

Caixa-Forte03/03/2017 | 06h30Atualizada em 03/03/2017 | 06h30

Empresa serrana promete revolucionar espaços urbanos

"Árvore" com captação de energia solar por meio de filmes orgânicos fotovoltaicos em suas ¿folhas¿ concorre a prêmio mundial

Empresa serrana promete revolucionar espaços urbanos Metalco/divulgação
A novidade também será exposta em frente ao Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro Foto: Metalco / divulgação

Produzida em Flores da Cunha, a OPtree (Organic Photovoltaic Tree) promete revolucionar a utilização dos espaços urbanos. Trata-se de uma árvore com captação da energia solar por meio de filmes orgânicos fotovoltaicos em suas ¿folhas¿.

A terceira geração de células solares transforma luz solar em energia elétrica.A novidade surge a partir de parceria entre a Metalco do Brasil, fabricante de mobiliários urbanos de alto impacto – parceira na construção da Praça do Trem e da Praça das Feiras, em Caxias – , e a Sunew, empresa pioneira em filmes fotovoltaicos orgânicos.

A inovação pode ser instalada em praças públicas, parques, calçadões de praias, jardins de museus, entre outros.A energia é gerada de forma independente e sustentável, podendo alimentar lâmpadas, carregadores de celular ou roteadores de internet. O produto pode ainda ser um ponto de encontro entre amigos e uma forma de colocar a população em contato com a inovação e a sustentabilidade.

A primeira versão da OPTree está concorrendo em março a um prêmio mundial de inovação na Lopec, em Munique (Alemanha), maior feira de eletrônica orgânica do mundo, revela com orgulho Fábio Massochini, diretor da Metalco, que gosta de frisar o conceito de inovação, design e tecnologia do produto. A saber: a novidade também será exposta em frente ao Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, possivelmente até o final de abril.

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros