Como aproveitar as ofertas dos supermercados de Caxias do Sul - Economia - Pioneiro

Dia do Consumidor15/03/2017 | 10h01Atualizada em 15/03/2017 | 15h12

Como aproveitar as ofertas dos supermercados de Caxias do Sul

Relação de promoções é estratégia para atrair clientes em todos os dias da semana

Como aproveitar as ofertas dos supermercados de Caxias do Sul Roni Rigon / Agência RBS/Agência RBS
Produtos da seção de hortifruti e açougue incrementam vendas dos supermercados Foto: Roni Rigon / Agência RBS / Agência RBS

O perfil de compra dos clientes de supermercados de Caxias do Sul mudou nos últimos anos. A transformação foi impulsionada pelas promoções em dias determinados que têm atraído o cliente aos estabelecimentos comerciais mais vezes por semana, em busca de preços mais baixos. Essa estratégia espalhou-se pelas principais redes supermercadistas da cidade, que oferecem promoções de domingos a segundas. Criado com o propósito de atrair o cliente, o Dia do Consumidor no Brasil é celebrado hoje, 15 de março.

Leia mais

Mil ações trabalhistas por mês ingressam no Foro de Caxias do Sul
Sorella Calçados investe R$ 280 mil na repaginação da loja
Agências da Caixa abertas neste sábado registraram 4.800 atendimentos em Caxias

Com o encolhimento do poder de comprar das famílias, uma alternativa para economizar são as ofertas diárias dos estabelecimentos. Os supermercados Andreazza adotam a estratégia de ofertas diárias há muito tempo. O objetivo é atrair o cliente durante todos os dias da semana e espalhar a circulação de consumidores. O diretor da rede Andreazza, Jaime Andreazza, conta que os clientes responderam bem às primeiras promoções oferecidas, e as ações foram sendo incrementadas ao longo dos anos:

– O cliente circula mais dias na loja e não somente nos finais de semana ou quando comprava o rancho uma vez por mês, como acontecia há anos. Hoje, eles vêm todos os dias.

O método de vendas surgiu também para incrementar o movimento das terças e quartas-feiras, ¿normalmente dias mais fracos¿, diz o diretor do Andreazza. Ele não revela quanto as vendas dos dias de promoção representam no faturamento dos supermercados da rede, mas confirma que ¿dá uma boa diferença¿. Andreazza explica que o incremento no faturamento ocorre devido ao volume de venda.

– A margem cai muito, mas o volume aumenta. Tem que proporcionar alguma coisa para o cliente ter um bom motivo para vir até a loja.

O empresário conta que outro fator determinante para o aumento no consumo são as vendas por impulso, quando o cliente vai até o mercado para comprar um item da promoção e leva para casa um produto com preço normal. Andreazza diz que quem ganha com as ofertas são os clientes.

Incremento de 20%
Segundo o diretor da rede Multi Mercados, Eli Elson Benedetti, as ofertas diárias representam em média 20% do faturamento das lojas. Ele afirma que as promoções nas seções de hortifrúti e açougue alavancam o incremento.

Benedetti concorda que o perfil de compra dos consumidores mudou nos últimos anos. Segundo ele, em virtude da crise econômica, os itens em ofertas têm aumentado, e as ações promocionais contribuem para a economia das famílias.

Os clientes do Multi também mudaram o comportamento e procuram as lojas da rede nos dias de interesse, diz Benedetti.

– A gente conseguiu trazer o cliente mais vezes na loja. Antes, era semanal ou quinzenal, e agora é diariamente.

Promoções

Andreazza
- Terças: ofertas especiais
- Quartas: hortifrutigranjeiros
- Quintas: açougue
- Sextas e sábados: ofertas de fim de semana

Multi Mercados
- Segundas e terças: hortifrutigranjeiros
- Quartas: pão e leite
- Quintas: açougue
- Sextas e sábados: ofertas imperdíveis (materiais de limpeza, mercearia, cervejas, refrigerantes)

Vantajão
- Terças e quartas: hortifrutigranjeiros
- Quintas: açougue
- Sextas, sábados e domingos: ofertas especiais

Zaffari
- Quartas: Quarta do Só (produtos variados)
- Sextas: Economizar é comprar bem (produtos variados)
Durante o mês, o Zaffari imprime dois tabloides com mais de 300 itens em ofertas cada um.

* Promoções informadas ao Pioneiro mediante contato telefônico.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comFimma Brasil movimenta o setor moveleiro na próxima semana em Bento Gonçalves https://t.co/o59edzjB5F #pioneirohá 27 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comMédicos serão recebidos pelo prefeito de Caxias para discutir reajuste salarial https://t.co/aNzCZodaSX #pioneirohá 52 minutosRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros