Transformando a região em que está situado, Iguatemi Caxias completa 20 anos nesta sexta - Economia - Pioneiro

Desenvolvimento18/11/2016 | 06h01Atualizada em 18/11/2016 | 06h01

Transformando a região em que está situado, Iguatemi Caxias completa 20 anos nesta sexta

Nos próximos meses, mesmo em uma época de retração econômica, uma série de novas grifes deve desembarcar no empreendimento

Transformando a região em que está situado, Iguatemi Caxias completa 20 anos nesta sexta Porthus Junior/Agencia RBS
Depois da chegada do shopping, região passou a abranger quatro hotéis, mais de 30 lojas e inúmeros imóveis residenciais. Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

Encontrar uma vasta variedade de lojas, restaurantes e serviços em Caxias, há 20 anos, era obrigatoriamente sinônimo de ir até a região central do município. A cidade também não contava com nenhum hipermercado, ou seja, um supermercado de grandes proporções. O cenário mudou a partir de 1996, com a chegada do Iguatemi Caxias. O shopping que transformou o comércio da cidade — e também a área em que está situado, virando até nome de localidade: Villagio Iguatemi — completa 20 anos nesta sexta-feira.

Leia mais
Redução da gasolina praticamente não chegou ao consumidor de Caxias
R$ 11 milhões do Imposto de Renda poderiam voltar a Caxias do Sul
13º salário deve injetar R$ 611,6 milhões na economia de Caxias

O empreendimento abriu as portas abrangendo uma área de 18 mil metros quadrados. Em 2009, após passar por uma intensa expansão, a área passou para 30 mil metros quadrados (se somar o Carrefour, pula para 42 mil metros quadrados).

— Existe o comércio de Caxias antes e depois do Iguatemi. Não há dúvidas de que o shopping foi um verdadeiro divisor de águas — avalia Stelamaris Parenza Arenhardt, superintendente do Iguatemi.

O foco em atividades para toda a família é um dos motivos para o sucesso do Iguatemi, acredita Stelamaris. Trazer um cinema com várias salas — hoje são seis — foi outro diferencial do shopping na época em que veio a Caxias:

— Sempre tentamos trazer eventos que surpreendem para o shopping, assim a visita vira um programa com entretenimento para toda a família. Exemplo disso foram os parques da Peppa Pig, da Galinha Pintadinha e do Angry Birds, que até então eram inéditos no Rio Grande do Sul — conta Stelamaris.

Outro fator que potencializa a movimentação no Iguatemi é o público-alvo do empreendimento. Mais do que Caxias, o Iguatemi visa abranger visitantes de toda a Serra. Especialmente nos sábados e domingos, a estratégia funciona muito bem, ressalta superintendente:

— Nos finais de semana, mais de 20% das placas dos carros estacionados no shopping não são de Caxias — revela.

A vinda constante de marcas nacionais e internacionais também surpreende. Nos próximos meses, mesmo em uma época de retração econômica, uma série de novas grifes deve desembarcar no empreendimento. São elas: Camicado, Kalunga, Track & Field, L´Occitane au Brésil, Tevah, Madison Cult Salão de Beleza, Zaya, Chopp Brahma e Florybal.

Iguatemi desenvolveu localidade

Além de mudanças comerciais, a vinda do Iguatemi para Caxias influenciou diretamente o desenvolvimento da região em que o empreendimento está situado. Na foto acima, a região em 2004. Foto: Julio Soares / divulgação

Além de mudanças comerciais, a vinda do Iguatemi para Caxias influenciou diretamente o desenvolvimento da região em que o empreendimento está situado. No entorno do shopping, mais de 30 lojas (especialmente do setor moveleiro e de decoração) podem ser contabilizadas. A localidade que recebeu o nome do empreendimento — Villagio Iguatemi — também se tornou um polo hoteleiro, já que reúne quatro hotéis de diferentes bandeiras.

Uma das primeiras marcas a se instalar na região foi a Via Bella. O terreno foi adquirido em 2004 e a abertura da loja ocorreu em 2006, há 10 anos. Sergio Alexandre Bortolatto, empresário responsável pela implantação da revenda no ponto, lembra que a área em torno do shopping era toda desabitada.

— Era tudo mato (na localidade). Meus amigos comentavam: 'mas como você vai se mudar praquela área deserta?!'. Mesmo assim oficializamos a transferência da Via Bella, porque tínhamos convicção que a região cresceria muito. Só não imaginávamos que o desenvolvimento e a valorização da área viria tão rápido e com tanta força — lembra Bortolatto.

Desde 2011, o empresário atua no ramo imobiliário com a empresa Valor Empreendimentos Imobiliários, que também fica no Villagio Iguatemi. A Via Bella segue em atuação no emblemático ponto.

10 números do shopping

Iguatemi Caxias conta atualmente com mais de 140 operações em atividade. Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

- Lojas/operações: mais de 140 em atividade
- Lojas âncora: 7 (Carrefour, Renner, GNC Cinemas, C&A, Riachuelo, Feira de Tapetes e Móveis Rústicos, e Kalunga. Essa última com previsão de abertura para novembro ou dezembro)
- Megalojas: 7 (Paquetá Esportes, Magazine Luiza, Siberian & Crawford, Centauro, Fast Shop, Magic Games e Saraiva)
- Gastronomia: 4 grandes bandeiras (Di Paolo, Granpiacer, Puerto Del Toro e Dakota), além de 12 operações de fast food
- Praça de Alimentação: 745 lugares
- Estacionamento: 2.400 vagas
- Funcionários: 2.200 diretos
- Cinema: 6 salas (incluindo tecnologia 3D)
- Operações no espaço Offices: 8 (Polícia Federal para emissão de passaportes, clínica odontológica, fisioterapia e pilates, cartório, escritório de advocacia, escola de idiomas, curso pré-vestibular e laboratório de análises clínicas)
- Público-alvo: 1 milhão de pessoas, abrangendo Caxias e toda região

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comInstrumentista e compositor André Viegas irá lançar DVD nesta terça, em Caxias https://t.co/K1cyy8EXnn #pioneirohá 24 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comEntenda os riscos causados pelo consumo de alimentos com excesso de agrotóxicos https://t.co/4vFhL9qvBE #pioneirohá 53 minutosRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros