Projeto prevê ampliação de incubadora municipal de Caxias - Economia - Pioneiro

Economia07/11/2016 | 14h43Atualizada em 07/11/2016 | 14h43

Projeto prevê ampliação de incubadora municipal de Caxias

Semana do Empreendedorismo começou nesta segunda-feira

Projeto prevê ampliação de incubadora municipal de Caxias Ícaro de Campos/Divulgação/
Atualmente oito empresas estão instaladas na INECAtualmente oito empresas estão instaladas na INEC Foto: Ícaro de Campos/Divulgação

A programação da Semana do Empreendedorismo de Caxias do Sul inclui visitas à incubadoras tecnológicas e às empresas instaladas. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Francisco Spiandorello, diz que há planos de dobrar a capacidade de empresas incubadas na Incubadora Empresarial do município, a INEC, que fica em uma área de seis hectares na Avenida Rubem Bento Alves. Hoje são oito empresas instaladas ali, o que representa a capacidade máxima do local.

Leia mais
Desde o início da crise, mais de 20 mil vagas foram fechadas em Caxias
Alface aumenta 100% em Caxias
Gás de cozinha aumenta pela terceira vez no ano em Caxias

— Para ter um polo tecnológico em Caxias, precisamos ter mais incubadoras, por isso a ideia é aumentar a do município — afirmou o secretário. 

Spiandorello destacou que o projeto e que os encaminhamentos para isso já foram feitos, mas vai depender do novo governo a montagem da estrutura. Além de ampliar espaço para quem quer empreender, a secretaria diz que trabalha para agilizar os trâmites burocráticos de quem quer empreender. Há 10 meses o espaço da secretaria, na Rua Pinheiro Machado no prédio do Sebrae, também abriga sala do empreendedor, sala do exportador e sala do investidor. Em média, o secretário diz que cinco empresas por dia pedem informações.

A linha da pequena empresa consegue encaminhar toda a documentação na hora e as pequenas empresas conseguem alvarás em até um dia, conforme o titular da pasta. Já as que têm potencial de risco maior e dependem de licenças ambientais e de Plano de Prevenção contra Incêndio (PPCI) também recebem assessoria, tem a possibilidade de receber alvará provisório, mas o processo de abertura costuma levar mais tempo.

A Semana do Empreendedorismo foi aberta nesta segunda-feira destacando que são criadas 500 novas micro e pequenas empresas por mês em Caxias. A programação vai até sexta-feira, com destaque para eventos como o Acelera Serra na quinta-feira, com concurso de start ups. Ao todo, são 54 atividades entre palestras, visitas técnicas, feiras, painéis e exposições.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comVice eleito de Caxias já fala em demitir secretários, se assumir prefeitura interinamente https://t.co/fEJgaobqTW #pioneirohá 1 minutoRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comIndústria de Caxias deve ter o pior faturamento da história recente em 2016 https://t.co/zyuvhAKPo2 #pioneirohá 21 minutosRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros