Prefeitura de Caxias do Sul antecipa pagamento de IPTU para janeiro - Economia - Pioneiro

Economia08/11/2016 | 10h16Atualizada em 08/11/2016 | 10h16

Prefeitura de Caxias do Sul antecipa pagamento de IPTU para janeiro

Medida visa amenizar efeitos da queda de arrecadação na arrancada do ano

Prefeitura de Caxias do Sul antecipa pagamento de IPTU para janeiro Roni Rigon/Agencia RBS
No ano passado, o prazo para o pagamento do IPTU com descontos venceu em 8 de março Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

O vencimento para pagamento da cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2017 de Caxias do Sul será antecipado. No ano passado, o prazo para o pagamento do IPTU com descontos venceu em 8 de março. O cronograma da prefeitura prevê que no ano que vem o pagamento seja antecipado para 10 de janeiro. Os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista até esta data terão descontos de 15%, se não tiverem dívida com o município. O proprietário de imóvel com atrasos terá desconto de 10% à vista.

Leia mais:
Picada Café é o segundo município com mais cancelamentos do Bolsa Família no país
Hospital de Farroupilha restringe pronto-socorro a urgências e emergências

De acordo com Gilmar Santa Catharina, secretário de Gestão e Finanças de Caxias do Sul, a medida visa amenizar os efeitos da queda da arrecadação na arrancada do ano para que a prefeitura possa continuar com os compromissos em dia. A perda de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) projetada para o ano que vem é mais do que o dobro do que Caxias do Sul deve perder em 2016. A projeção é de queda de R$ 38 milhões na receita de 2017; neste ano, a diminuição gira em torno de R$ 15 milhões. O secretário diz que o decreto de cortes de despesas, como horas extras, é justamente para fechar as contas deste ano.

Na manhã desta segunda-feira, a antecipação do IPTU entrou na pauta de transição do governo de Alceu Barbosa Velho para o de Daniel Guerra. O futuro prefeito aprova a antecipação. 

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comFora de casa, Caxias Basquete bate o Guarani-VA e larga em vantagem na final do Estadual adulto https://t.co/9kJxRcYJWo #pioneirohá 3 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comConheça novos sons das bandas Não Alimente os Animais e Grandfúria, de Caxias https://t.co/sTFNG0YRvH #pioneirohá 33 minutosRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros