O Natal dos ambulantes em Caxias - Economia - Pioneiro

Caixa-Forte21/11/2016 | 15h08Atualizada em 21/11/2016 | 15h08

O Natal dos ambulantes em Caxias

Vendedores informais crescem de olho nas vendas para a data de Noel

O Natal dos ambulantes em Caxias Porthus Junior/Agencia RBS
O assunto, não é de hoje, tira o sono dos lojistas estabelecidos, que julgam que essa é uma concorrência desleal Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

À medida em que se aproxima o Natal, parece também crescer o número de ambulantes esparramando seus produtos, como óculos escuros, relógios, brinquedos e roupas, pelas calçadas da região central de Caxias. O assunto, não é de hoje, tira o sono dos lojistas estabelecidos, que julgam que essa é uma concorrência desleal justamente na principal data de vendas do ano. Recentemente, uma filial da Colombo situada na Júlio de Castilhos levou seus produtos à calçada como forma de protestar.

O consumidor também tem sua grande parcela de contribuição (e culpa), pois adquire esses itens por causa dos preços mais em conta, sem preocupar-se com o impacto desse comportamento na economia (menos geração de impostos, empregos com carteira assinada e renda).

Os vendedores informais, por vezes, não têm outra opção de renda, e caem no comércio ilegal. Muito trabalhador ficou sem emprego. Imigrantes haitianos e senegaleses chegaram na terra do trabalho e não encontraram uma oportunidade digna e formal. Seria injusto, portanto, colocar essas pessoas como vilãs, quando são vítimas de um sistema e de uma condição econômica precária.

A fiscalização pública não tem estrutura e direcionamento para impor o rigor necessário. Fica difícil agir, quando não se tem um norte de como proceder, multar e tratar os ambulantes. Essa está longe de ser uma equação simples. Pelo contrário. É um dos gargalos que Caxias enfrenta há tempos. Mais uma demanda para o novo prefeito encaminhar.

Entre as opções levantadas pelos consumidores estaria disponibilizar, além do novo ¿camelódromo¿, outro espaço público para a venda desses produtos, liberando o Centro. A acompanhar. 

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comSociedade por João Pulita https://t.co/qBIhi6FDiD #pioneirohá 3 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comFórum de Caxias do Sul não funciona durante o Dia da Justiça https://t.co/pKXVPahbDF #pioneirohá 33 minutosRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros