Grupos discutem ideias para o desenvolvimento da Serra - Economia - Pioneiro

Avanti Serra08/11/2016 | 10h00Atualizada em 08/11/2016 | 18h00

Grupos discutem ideias para o desenvolvimento da Serra

Encontros ocorrem mensalmente e visam debater melhorias em vários segmentos da região

Grupos discutem ideias para o desenvolvimento da Serra Marcelo Casagrande/Agencia RBS
A iniciativa envolve aproximadamente 20 pessoas divididas em quatro grupos: educação, comércio, turismo e startups. Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Com a proposta de buscar ideias que contribuam para o desenvolvimento da região, grupos de trabalho se reúnem mensalmente em Caxias para debater tópicos determinantes para o futuro da Serra. Os encontros fazem parte do Avanti Serra, projeto do Grupo RBS que ocorre em parceria com a ANC Urbanizadora e a Universidade de Caxias do Sul (UCS), e começaram há cerca de cinco meses. A iniciativa envolve aproximadamente 20 pessoas divididas em quatro grupos: educação, comércio, turismo e startups.

Leia mais
Começa nesta segunda a 6ª Semana Municipal do Empreendedorismo, em Caxias
Seminário em Gramado discute potencial do enoturismo
Desde o início da crise, mais de 20 mil vagas foram fechadas em Caxias

O primeiro passo para cada equipe foi identificar os problemas que cercam a temática escolhida, explica Vanessa Kukul, facilitadora dos grupos Avanti Serra. Na sequência, colocam em prática pesquisas com os agentes envolvidos em cada ramo. Por fim, soluções e ações serão propostas com base nesses estudos:

— A ideia é disponibilizar um relatório de cada grupo até o final do ano, inclusive em formato de e-book para todo mundo ter acesso. Também pretendemos entregar o material para autoridades locais — explica. 

AO VIVO: confira a palestra Avanço rápido: imagine o mundo nos próximos 5 a 30 anos, com Peter Kronstrom

No grupo que debate melhorias para a educação, 469 alunos da rede municipal e estadual foram ouvidos em uma pesquisa. O grupo de trabalho também vem escutando pais e direção envolvidos com esses estudantes.

— Acreditamos que a educação precisa de um diálogo contínuo e toda a comunidade deve se envolver nessa questão. É preciso que todos se sintam responsáveis, não adianta só culpar o governo — avalia Denise Cristina Suzin Borges, integrante do grupo que discute educação.

A equipe que trabalha em questões de comércio e serviços passa, atualmente, pela fase de validação de pesquisa. A ideia do estudo é identificar a percepção que os gestores têm sobre o seu negócio e confrontar esse resultado com a avaliação de clientes:

— Percebemos que as pesquisas das entidades normalmente avaliam o faturamento das empresas, mas não apontam as razões das altas e baixas. Queremos entender se essa crise expressiva nas vendas é razão apenas da crise ou há outros fatores envolvidos — analisa Michele Schmidt, participante do grupo de comércio do Avanti Serra.

A equipe que estuda as startups também vem realizando pesquisa com pessoas que pensam em ingressar nesse ramo. O grupo percebeu que para esse segmento deslanchar na Serra falta a região contar com um "ecossistema" do segmento:

— É preciso desmistificar essa ideia de que uma startup só pode ser do ramo da tecnologia. Estamos descobrindo que nas regiões que esse modelo de negócio tem mais sucesso, há um ecossistema de startups, ou seja, o governo atua em sintonia com as universidades que por sua vez conversam com investidores. Falta essa união aqui — percebe Giovani Zappas.

O grupo que analisa questões que envolvem o turismo já definiu sugestões para o setor, como a implantação da Semana de Moda e a da Semana do Galeto. A equipe sugere ainda que sejam criados aplicativos voltados ao turismo em Caxias, além de uma agenda cultural única.

Participe
Parte das pesquisas que estão sendo realizadas pelos grupos de trabalho do Avanti Serra estará disponível na internet. Acesse o conteúdo na fanpage do projeto (facebook.com/avantiserra) e responda aos questionários, ajudando a iniciativa.

Palestra sobre o mundo em 30 anos

Além dos grupos de trabalho, o Avanti Serra também promove uma série de palestras. Nesta terça-feira ocorre o último encontro previsto para esse ano.

O tema da palestra será Avanço rápido: imagine o mundo nos próximos 5 a 30 anos, com Peter Kronstrom, diretor do Instituto de Estudos Futuros de Copenhagen.

A encontro começa às 19h30min, no UCS Teatro. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas no avantiserra.com.br. 

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.com3por4: Calendário Pirelli tem fotos de estrelas sem photoshop https://t.co/8y4SdNURHc #pioneirohá 6 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comRescisões de trabalhadores da Guerra SA, em Caxias, serão anuladas https://t.co/tTEsHxOTSY #pioneirohá 11 minutosRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros