Mercopar abre as portas nesta terça-feira, em Caxias do Sul - Economia - Pioneiro

Negócios03/10/2016 | 18h15Atualizada em 03/10/2016 | 18h15

Mercopar abre as portas nesta terça-feira, em Caxias do Sul

Feira deve receber cerca de 15 mil visitantes até sexta-feira

Mercopar abre as portas nesta terça-feira, em Caxias do Sul Felipe Nyland/Agencia RBS
Pela primeira vez desde que foi criada, a Mercopar contará com a realização de visitas orientadas Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

Considerada uma das feiras industriais mais longevas do país, a Mercopar — Feira de Subcontratação e Inovação Industrial abre as portas nesta terça-feira em sua 25ª edição. Até sexta-feira, cerca de 15 mil pessoas devem passar pelo Parque de Eventos da Festa da Uva para conferir as principais inovações de setores como automação industrial, metalmecânico e plástico.

Leia mais
De forma lenta, vagas voltam a surgir em Caxias do Sul
Economia caxiense cresce 2% em agosto na comparação com julho

Como reflexo direto da retração do mercado, o encontro deste ano conta com menos expositores: são 274 ao todo, o que representa queda de 30% em relação a 2015 e baixa de 50% na comparação com 2014. Em tempos de tantas feiras canceladas e adiadas, porém, conseguir se manter já mostra a relevância da Mercopar para o mercado.

— A feira é uma ferramenta de acesso poderosa a novos mercados e, especialmente em tempos como esse, conquistar clientes é fundamental. Em função disso, a Mercopar deve estar no calendário anual de qualquer empresa da indústria — acredita Sheila Wainer, coordenadora da feira.

Um dos destaques da edição deste ano é o Salão da Inovação, que reunirá projetos e ações relacionados à Indústria 4.0 (também chamada de 4ª Revolução Industrial). Esse conceito de produção engloba inovações em automação, controle e tecnologia da informação com aplicação em processos de manufatura.

— A Indústria 4.0 é formada por máquinas inteligentes que se programam automaticamente quando ocorrem problemas em etapas da produção. Isso gera ganho de produtividade e de qualidade — explica Sheila.

Por meio de smartphones, os visitantes poderão conferir uma simulação de como funciona um processo produtivo baseado nos conceitos da Indústria 4.0 (interoperabilidade, virtualização, descentralização, adaptação da produção, orientações a serviços e sistemas modulares). Técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai) também pretendem demonstrar como tudo isso pode ser aplicado à realidade das micros e pequenas empresas:

— Queremos desmistificar a ideia de que a Indústria 4.0 é apenas paras as grandes companhias. Mostraremos, então, como as menores podem se adaptar a essa importante inovação — ressalta Sheila.

A cerimônia oficial de abertura da 25ª Mercopar ocorre nesta terça-feira, a partir das 18h30min.

Visitas orientadas estreiam na feira

Pela primeira vez desde que foi criada, a Mercopar contará com a realização de visitas orientadas. Inspirada na Feira Industrial de Hannover, na Alemanha, a iniciativa será colocada em prática durante todos os dias do evento.

— Uma das vantagens para as micro e pequenas empresas, por exemplo, é ampliar o seu olhar e conhecimento para as melhores práticas da indústria, cases de inovação, produtos e equipamentos apresentados na feira — avalia Fernanda Nobre Mazot, da gerência setorial da indústria, comércio e serviços do Sebrae/RS.

Os empresários que desejam participar desta ação podem aproveitar os dois horários previstos para a saída (às 15h e às 18h). As inscrições serão feitas com até 30 minutos de antecedência junto ao Salão de Negócios.

25ª MERCOPAR
Quando: de terça a sexta, das 14h às 21h
Onde: Parque de Eventos Festa da Uva (Rua Ludovico Cavinatto, 1.431)
Quanto: a entrada é gratuita. O credenciamento pode ser feito nos dias do evento, mas, para agilizar a entrada e evitar filas, é recomendado que o visitante faça seu pré-credenciamento online no site da feira. Atenção: em razão do perfil técnico da feira e de normas de segurança, não é permitida a entrada de menores de 14 anos, mesmo que acompanhados.
Estacionamento: R$ 48 (entrada livre nos quatro dias) ou R$ 15 (diária, correspondente a um acesso ao parque)
Informações e programação: www.mercopar.com.brRealização: a Mercopar é realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) e pela Hannover Fairs Sulamerica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comApós repercussão, organizadores desistem de pancadaria no Dia do Soco, em Caxias https://t.co/8UtQmQG3SB #pioneirohá 10 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comPioneiro Esportes https://t.co/u511DH3PIJ #pioneirohá 12 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros