Máquinas focadas em produtividade são destaque na Mercopar, em Caxias - Economia - Pioneiro

Inovação06/10/2016 | 07h08Atualizada em 06/10/2016 | 07h09

Máquinas focadas em produtividade são destaque na Mercopar, em Caxias

Expositores ainda não sentem retomada nas vendas, mas notam expectativas melhores

Máquinas focadas em produtividade são destaque na Mercopar, em Caxias Roni Rigon/Agencia RBS
Cerca de 15 mil pessoas devem passar pelo Parque de Eventos da Festa da Uva nos quatro dias de feira.  Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

Modificar processos de olho no corte de custos virou lema nas empresas em tempos de retração econômica. Nesse sentido, a indústria vem investindo, mais do que nunca, em soluções voltadas para o ganho de produtividade sem comprometer a qualidade. As inovações do mercado com esse intuito podem ser conferidas na 25ª Mercopar — Feira de Subcontratação e Inovação Industrial, que prossegue até amanhã no Parque de Eventos da Festa da Uva.

Leia mais
Mercopar abre as portas nesta terça-feira, em Caxias do Sul
Forte chuva desta quarta-feira alaga parte da Mercopar, em Caxias

Dissídios fechados em Caxias neste ano não superam inflação

No estande da caxiense Selltis, que representa a multinacional YCM, o destaque é uma máquina destinada a matrizarias. O equipamento proporciona uma troca rápida de peças, o que aumenta a produtividade das empresas, já que não há perda de tempo durante a substituição. O modelo exposto na Mercopar custa cerca de R$ 700 mil, mas há opções menores e, por consequência, com valores mais baixos:

— Sentimos que a parte comercial ainda está bem fraca, já que a expectativa geral é de uma retomada lenta. Mas marcar presença é importante para estabelecer contatos e se aproximar dos clientes — afirma Mauricio Vecchi, um dos sócios da Selltis.

A Micro Automação, de Joinville (SC), também veio para a Mercopar para fortalecer a marca. A companhia conta com uma "Expo Van", que é um veículo que apresenta todos principais serviços e produtos disponíveis na empresa.

— Ele vai ficar aqui em Caxias até o final do ano, porque a ideia do veículo é justamente passar bastante tempo em várias regiões. Notamos que muitos concorrentes nossos não vieram para a Mercopar. Quando a retomada chegar, portanto, a partir do ano que vem, sairemos na frente — aposta Amanda Schoenberger, analista de marketing da empresa.

Foco na sustentabilidade — Além do aumento de produtividade, chama a atenção na Mercopar o número de lançamentos com foco sustentável. O estande do grupo caxiense Arpiaspersul é um exemplo desta tendência. Um dos destaques da empresa é o laboratório 3X1, inovação que abrange preparação de tinta, pintura e higienização:

— Com esse equipamento, os solventes não vão para o esgoto nem ficam expostos, causando risco para o trabalhador. Todas as nossas tecnologias são voltadas para a economia e para a sustentabilidade, o que motiva resultados positivos mesmo na crise — defende Luis Fernando Worm, gerente de processos e acabamento do grupo.

Com 274 expositores (número que representa queda de 30% em relação a 2015 e baixa de 50% na comparação com 2014), a Mercopar abriu as portas na terça-feira. Cerca de 15 mil pessoas devem passar pelo Parque de Eventos da Festa da Uva nos quatro dias de feira.

25ª MERCOPAR
Quando: até sexta, das 14h às 21h
Onde: Parque de Eventos Festa da Uva (Rua Ludovico Cavinatto, 1.431)
Quanto: a entrada é gratuita. O credenciamento pode ser feito nos dias do evento, mas, para agilizar a entrada e evitar filas, é recomendado que o visitante faça seu pré-credenciamento online no site da feira. Em razão do perfil técnico da feira e de normas de segurança, não é permitida a entrada de menores de 14 anos, mesmo que acompanhados.
Estacionamento: R$ 15 (diária, correspondente a um acesso ao parque)
Informações e programação: www.mercopar.com.brRealização: a Mercopar é realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) e pela Hannover Fairs Sulamerica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comEncontro de fuscas em Caxias, neste domingo, deve reunir 500 exemplares https://t.co/echSI8VhVX #pioneirohá 7 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comColisão frontal resulta em duas mortes na ERS-324, entre Nova Araçá e Paraí https://t.co/uZ47daoAV3 #pioneirohá 8 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros