Caxias precisa atrair e reter empresas, urgentemente - Economia - Pioneiro

Caixa-Forte05/10/2016 | 06h31Atualizada em 05/10/2016 | 06h31

Caxias precisa atrair e reter empresas, urgentemente

Além de incentivos, pesa na escolha uma infraestrutura de excelência

Oferecer incentivos a empresas, para se manterem ou virem para Caxias. Por que não? A guerra fiscal e de benefícios de toda a ordem é acirrada com outros municípios (alguns vizinhos, como Flores da Cunha e Farroupilha) e Estados. A lista de companhias que perdemos (e lamentamos) pode crescer ainda mais. Quem perde? A cidade, o poder público, o trabalhador, o empresário, as famílias, as empresas. Todos!

Muita gente acredita que não é válido priorizar uma empresa, oferecer incentivos públicos, porque isso significaria aliar-se com o poder, com os patrões. Mas a verdade é que cidades que conseguiram atrair grandes montadoras, multinacionais e fabricantes de grande porte mudaram sua história e sua perspectiva. Geraram milhares de empregos, criaram uma rede de sistemistas (fornecedores) locais e devolveram aos cofres públicos recursos portentosos a serem investidos em serviços de qualidade aos moradores.

Mas, além de incentivos, pesa na escolha uma infraestrutura de excelência, com bons aeroportos e estradas, que facilite e reduza custos logísticos, outro item a ser priorizado com urgência na cidade. Caxias nunca se preocupou em desenvolver uma política pública de atração de empresas, e muito menos de retenção. Além disso, por vezes, a burocracia afasta.

Agora, o cenário mudou. A crise forçou companhias a colocarem no papel custos, a calcularem. Outras cidades passaram a ser mais agressivas, com a criação de distritos industriais. Perdemos Keko, Cooperativa Aliança, Plásticos Itália, Robertshaw, entre outras. O momento de discutir nosso futuro é agora. 

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comApós repercussão, organizadores desistem de pancadaria no Dia do Soco, em Caxias https://t.co/8UtQmQG3SB #pioneirohá 42 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comPioneiro Esportes https://t.co/u511DH3PIJ #pioneirohá 2 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros