Caxias precisa atrair e reter empresas, urgentemente - Economia - Pioneiro

Caixa-Forte05/10/2016 | 06h31Atualizada em 05/10/2016 | 06h31

Caxias precisa atrair e reter empresas, urgentemente

Além de incentivos, pesa na escolha uma infraestrutura de excelência

Oferecer incentivos a empresas, para se manterem ou virem para Caxias. Por que não? A guerra fiscal e de benefícios de toda a ordem é acirrada com outros municípios (alguns vizinhos, como Flores da Cunha e Farroupilha) e Estados. A lista de companhias que perdemos (e lamentamos) pode crescer ainda mais. Quem perde? A cidade, o poder público, o trabalhador, o empresário, as famílias, as empresas. Todos!

Muita gente acredita que não é válido priorizar uma empresa, oferecer incentivos públicos, porque isso significaria aliar-se com o poder, com os patrões. Mas a verdade é que cidades que conseguiram atrair grandes montadoras, multinacionais e fabricantes de grande porte mudaram sua história e sua perspectiva. Geraram milhares de empregos, criaram uma rede de sistemistas (fornecedores) locais e devolveram aos cofres públicos recursos portentosos a serem investidos em serviços de qualidade aos moradores.

Mas, além de incentivos, pesa na escolha uma infraestrutura de excelência, com bons aeroportos e estradas, que facilite e reduza custos logísticos, outro item a ser priorizado com urgência na cidade. Caxias nunca se preocupou em desenvolver uma política pública de atração de empresas, e muito menos de retenção. Além disso, por vezes, a burocracia afasta.

Agora, o cenário mudou. A crise forçou companhias a colocarem no papel custos, a calcularem. Outras cidades passaram a ser mais agressivas, com a criação de distritos industriais. Perdemos Keko, Cooperativa Aliança, Plásticos Itália, Robertshaw, entre outras. O momento de discutir nosso futuro é agora. 

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comProstituição e consumo de drogas em rua de Caxias do Sul incomodam moradores https://t.co/2YNgSIckWC #pioneirohá 10 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comVisate afirma que prefeitura de Caxias está descumprindo "ordenamento legal" ao não levar em conta custos da empresa …há 11 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros