Projeto para fortalecer indústrias da Serra será lançado nesta quinta-feira - Economia - Pioneiro

Parcerias28/09/2016 | 06h08Atualizada em 28/09/2016 | 06h08

Projeto para fortalecer indústrias da Serra será lançado nesta quinta-feira

Iniciativa visa diminuir a dependência de fornecedores de outros estados e países

Projeto para fortalecer indústrias da Serra será lançado nesta quinta-feira Diogo Sallaberry/Agencia RBS
Algumas instituições, como o Senai, são apoiadoras do projeto e contribuirão com questões relacionadas a pesquisas e desenvolvimento de soluções.  Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

A solução para se manter forte no mercado mesmo em tempos de crise pode estar, acredite, em parcerias entre empresas concorrentes. É isso que propõe, entre outras coisas, o Projeto Incentivo Industrial Serra Gaúcha, que será lançado nesta quinta-feira pelo Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da região (APL MMeA). O foco principal da iniciativa é fortalecer a indústria local e diminuir a dependência de fornecedores de outros estados e países.

Leia mais
Reforma da Previdência, prevista para sair em breve, gera dúvidas em Caxias
Caxias do Sul gera 133 vagas em agosto
Saiba como reorganizar o orçamento em tempos de crise
  

Por meio do projeto, clusters (grupos) de empresas serão formados com o intuito de atender demandas de grandes companhias que, atualmente, adquirem peças e equipamentos de outros lugares. Apoiada pelo governo do Estado por meio da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), a novidade foi contemplada em edital no ano passado e o APL recebeu R$ 650 mil para desenvolver o projeto.

— A iniciativa é uma oportunidade para as empresas que isoladamente não têm condições de atender certos pedidos, mas que conseguiriam se contassem com a ajuda de outras. É uma forma de ver o vizinho não como um concorrente e sim como um parceiro. Em países desenvolvidos, isso já existe com bastante intensidade — relata Oscar de Azevedo, presidente do APL MMeA.

Algumas instituições, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Universidade de Caxias do Sul (UCS), são apoiadoras do projeto e contribuirão com questões relacionadas a pesquisas e desenvolvimento de soluções. Para Odacir Graciolli, vice-reitor da universidade, a iniciativa promove uma mudança cultural, já que provoca as empresas e a comunidade a se relacionar de uma forma mais eficiente.

— O projeto vai identificar produtos que as grandes companhias trazem de fora e podem ser feitos aqui. O farol, por exemplo, costuma vir de São Paulo. Podemos, então, reunir uma empresa de plástico, outra de metal e viabilizar por meio de instituições uma maneira de isso ser produzido aqui. Uma cadeia colaborativa diminui custos de logística, gera empregos e aumenta a arrecadação de tributos — detalha Graciolli.

As empresas que participarem do encontro nesta quinta, na CIC, preencherão um questionário com questões referentes à capacidade produtiva e aos processos que dispõem. Ao todo, 85 empresas devem ser escolhidas para participarem das negociações. O próprio APL MMeA será o responsável por fazer o link entre os fornecedores locais e as empresas maiores.

O QUE É O APL MMeA

:: É uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, e com duração por tempo indeterminado. Tem sede no município de Caxias do Sul.
:: Suas atividades estão direcionadas para apoio as empresas dos ramos metalmecânico, automotivo e eletroeletrônico.
:: Sua principal finalidade é fomento e desenvolvimento das micro e pequenas empresas, o que não torna fato excludente as empresas de maior porte.
:: Região de abrangência: Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Nova Prata, Nova Roma do Sul, São Marcos, Vacaria, Vale Real, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.

SERVIÇO
O que: Lançamento do Projeto Incentivo Industrial Serra Gaúcha
Quando: nesta quinta-feira, às 17hOnde: no Restaurante Sica, na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias (CIC). Fica na Rua Ítalo Victor Bersani, 1134
Quanto: as inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail celia@cbmarin.com.br ou pelo telefone (54) 9966.9713
Público-alvo: empresas da região dos setores metalmecânico, de material elétrico e eletrônico, de plástico e de tecnologia de informação.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comApós repercussão, organizadores desistem de pancadaria no Dia do Soco, em Caxias https://t.co/8UtQmQG3SB #pioneirohá 10 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comPioneiro Esportes https://t.co/u511DH3PIJ #pioneirohá 12 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros