Geada desta semana atingiu parreiras de Caxias - Economia - Pioneiro

Agricultura29/09/2016 | 08h05Atualizada em 29/09/2016 | 08h05

Geada desta semana atingiu parreiras de Caxias

Há registro de estragos na região de Monte Bérico e em Fazenda Souza 

Geada desta semana atingiu parreiras de Caxias Porthus Junior/Agencia RBS
Na propriedade de José Hilário Piccoli, 52 anos, localizada no bairro Monte Bérico, metade da produção de uva de mesa sofreu danos. Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

As noite e manhãs frias do início desta semana resultaram em prejuízos para alguns vitivinicultores de Caxias do Sul. Já em fase de brotação, as parreiras foram atingidas por geadas tardias na segunda e na terça-feira.

Leia mais
Reforma da Previdência, prevista para sair em breve, gera dúvidas em Caxias
Caxias do Sul gera 133 vagas em agosto
Saiba como reorganizar o orçamento em tempos de crise
  

Na propriedade de José Hilário Piccoli, 52 anos, localizada no bairro Monte Bérico, metade da produção de uva de mesa sofreu danos. A variedade engloba um hectare de plantação. Já a produção de caqui de Piccoli, que abrange 1,5 hectare, não foi atingida.

— Vou desistir da agricultura, porque temos sempre muitas tristezas. Além do clima, é difícil encontrar mão de obra de qualidade. Vou transformar essa área em um loteamento — planeja Piccoli.

Conforme Rudimar Menegotto, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caxias, há relatos de danos também em propriedades do distrito de Fazenda Souza. Nesses casos, a cultura afetada também foi a uva:

— Não temos informações de muitos casos. Em princípio, a quantidade não é expressiva. Mas foram registrados alguns estragos sim — conta Menegotto.

No ano passado, uma geada tardia de grandes proporções atingiu as parreiras da Serra. Em função dessa e de outras intempéries, como granizo e calor excessivo no inverno, a quebra na última safra foi de cerca de 65%.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comApós repercussão, organizadores desistem de pancadaria no Dia do Soco, em Caxias https://t.co/8UtQmQG3SB #pioneirohá 4 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comPioneiro Esportes https://t.co/u511DH3PIJ #pioneirohá 6 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros