40% dos inadimplentes desconhecem seus rendimentos - Economia - Pioneiro

Caixa-Forte21/09/2016 | 07h14Atualizada em 21/09/2016 | 07h14

40% dos inadimplentes desconhecem seus rendimentos

Baixo conhecimento de contas e parcelas a pagar indica que o endividado perdeu o controle da situação

40% dos inadimplentes desconhecem seus rendimentos Andréa Graiz/Agencia RBS
Em Caxias, conforme dados do SPC de julho, há 73,7 mil inadimplentes na cidade.  Foto: Andréa Graiz / Agencia RBS

Mais até mesmo do que a crise econômica geral, a falta de planejamento financeiro é o que mais desequilibra o orçamento das famílias endividadas. Prova disso é que 42,2% dos inadimplentes não têm muito conhecimento sobre o número de parcelas das compras a crédito que serão pagas no próximo mês e 40,3% desconhecem até mesmo sua renda total. Os dados fazem parte de uma pesquisa recente do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.

Leia mais
Vinícola de Flores da Cunha projeta crescer 25% no ano
Marca de móveis e decoração abre loja em Caxias
Cervejaria de Gramado homenageia Revolução Farroupilha
Serra já registrou cerca de 600 horas de frio neste ano

Os números assustam principalmente porque estar a par do orçamento é tarefa essencial para uma vida financeira livre da inadimplência, alerta José Vignoli, educador financeiro do SPC. O baixo conhecimento de contas e parcelas a pagar indica que o endividado perdeu o controle da situação:

— Seja qual for o motivo que levou o consumidor a tornar-se inadimplente, uma coisa é certa: deixar de acompanhar atentamente as próprias finanças e contas só piora as coisas, pois só assim é possível viver dentro do padrão de vida adequado à sua realidade — aconselha Vignoli.

Questionados sobre quais são as prioridades financeiras, os inadimplentes citaram a compra de alimentos, produtos de higiene e limpeza (43,9%), o pagamento no prazo das contas mensais, como luz e telefone (30,6%) e o pagamento das dívidas em atraso para limpar o nome (11%).

A saber: em Caxias, conforme dados do SPC de julho, há 73,7 mil inadimplentes na cidade. Em relação ao mesmo período do ano passado, o aumento é de 5% — o que corresponde a 3,5 mil novos endividados.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comApós repercussão, organizadores desistem de pancadaria no Dia do Soco, em Caxias https://t.co/8UtQmQG3SB #pioneirohá 2 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comPioneiro Esportes https://t.co/u511DH3PIJ #pioneirohá 4 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros