Na tentativa de conscientizar a população e formar cidadãos mais críticos, uma ação inusitada irá ocorrer nesta quinta-feira em Caxias. Com o tema "Qual o tamanho da mordida?", a CDL Jovem lança a Campanha de Impostos 2015.
Representantes da entidade irão oferecer sanduíches para a população durante o dia, simulando a apresentação de uma nova marca. Durante a preparação do lanche, eles chamarão a atenção para a alta carga tributária no país.
Na hora de entregar o sanduíche, uma surpresa: apenas parte do lanche é entregue, já que um leão encenado por Davi de Souza aparece para pegar o restante. A ação ocorre inicialmente na Praça Dante Alighieri e depois no Centro de Convivência da Universidade de Caxias do Sul.
- Fizemos essa campanha anualmente com palestras e encontros mais formais, mas dessa vez optamos por ter na programação também uma ação simples e objetiva para a população. A ideia é lembrar para todos que mais de 40% de um produto é composto por impostos - explica Gabriele Piccoli, presidente da CDL Jovem.
A data escolhida para a iniciativa é emblemática. Considerado o Dia da Liberdade de Impostos, o dia 21 de maio marca simbolicamente a época do ano em que o contribuinte brasileiro consegue quitar o pagamento de tributos e passa, então, a usufruir dos rendimentos.
- Basicamente, até esse dia, tudo o que recebemos como remuneração foi destinado ao governo. E isso não seria problema se tivéssemos esse dinheiro revertido em saúde, infraestrutura e demais necessidades, mas não é o caso. Como acreditamos que qualquer mudança parte da educação, queremos investir na conscientização - detalha Gabriele.
Além dessa ação, a entidade produziu vídeos que também reforçam quanto o cidadão paga de impostos em itens do dia a dia. Os VTs estão sendo postados nas redes sociais da CDL Jovem Caxias.