Ana Demoliner
A máxima de que "a necessidade é a mãe da invenção" tem ganhado forma em alguns empreendimentos de Caxias. Em meio a um cenário desacelerado, que acumula perdas superiores a 10% neste ano depois de um 2014 já retraído, a inovação aparece como palavra de ordem para quem não quer reforçar as estatísticas gerais de índices negativos. Expansão de mercado, busca de diferenciais e apostas em novos nichos são algumas das estratégias encontradas por empreendedores caxienses que almejam crescer mesmo em tempo de crise.
O segredo para se manter atuante no mercado, aponta o professor da Faculdade da Serra Gaúcha e especialista em Gestão em Marketing Roberto Fuhrmeister, é estar sempre em movimento, reinventando processos e estudando o público atingido. Entrar em uma zona de conforto, portanto, é ficar no caminho para ser atingido pela desaceleração.
Alguns setores, lembra Fuhrmeister, são mais "engessados" e inevitavelmente sentem a crise. A cadeia industrial de bens de capital, por exemplo, depende de um contexto maior e é refém do cenário econômico. Outros segmentos, porém, podem e devem achar alternativas.
- É essencial que o empreendedor faça análises mercadológicas e de gestão de forma contínua, assim é possível inclusive ver que a crise virá e se preparar para ela - destaca o professor.
Foi isso que aconteceu com a caxiense DMA Tech, que projeta e fabrica moldes para injeção plástica e peças termoinjetadas. Ainda em 2013, ao analisar o cenário e as projeções, o empresário Charles Donada percebeu que o mercado estava começando a desacelerar.
Nesse momento, a empresa passou então a ampliar o mercado de atuação e investir em diferenciais, passando a dar garantia aos moldes e prestar assessoria para os clientes. Donada também focou os negócios no desenvolvimento de projetos, apresentando, por exemplo, soluções em plástico para empresas que utilizam muitos processos com metal.
- A crise veio como um combustível para a gente, porque percebemos que investíamos muito em procedimentos que não davam retorno - relata.
Atualmente a DMA Tech atua em mais de 20 segmentos, como utilidades domésticas, calçados, pet, erótico e componentes elétricos. Grendene, Brinox/Coza, Soprano são alguns dos clientes.