Se Gramado já é referência quando o tema é turismo, daqui a menos de dois meses essa vocação será ainda mais reforçada com a realização do 26º Festuris, considerada a principal feira nacional do setor. Cerca de 2,5 mil marcas serão representadas no festival, englobando dezenas de países que exibirão seus roteiros e serviços para o trade de 6 a 9 de novembro, no Serra Park. Antes disso, porém, o setor se mobiliza para expor os seus desafios mais recorrentes aos candidatos das eleições de outubro e reivindica: é tempo do turismo gaúcho ser mais valorizado pelo poder público.
Mais que colocar a atividade em discussão, a diretora do Festuris, Marta Rossi, ressalta que os novos governantes devem dar a devida importância ao turismo no cenário político e econômico do Brasil. Para isso, ela sugere que o primeiro passo do poder público seja se cercar de representantes importantes do ramo.
- Precisamos que o setor ganhe status a partir da indicação de nomes para comandar pontos estratégicos da área e com um conhecimento profundo sobre os mecanismos que envolvem a indústria do turismo. Este certamente é o primeiro passo para o crescimento do setor - avalia.
A criação de políticas públicas que facilitem a implantação do turismo e eliminem os gargalos é outra reivindicação do ramo. Conforme Marta, competência, produto e talento não faltam para o setor nacional.
- A Copa do Mundo foi mais um exemplo disso. Investimentos, desonerações e infraestrutura precisam de um novo olhar. Tudo o que vimos na Copa deveria fazer parte de nosso dia a dia - acredita.
O Festuris deste ano aumentou de 17 mil m² para quase 20 mil m² a área construída. Além dos estandes, a edição contará com palestras e painéis focados em inovação, tecnologia, indústria criativa, parques temáticos, megaeventos, entre outros assuntos.