Alface do McDonald's é produzida em São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha - Economia - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Agricultura02/03/2013 | 06h41

Alface do McDonald's é produzida em São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha

Depois de lavadas, cortadas e embaladas em Curitiba, elas são distribuídas para 400 unidades da rede de fast food mais conhecida do mundo

Alface do McDonald's é  produzida em São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha  Porthus Junior/ Agência RBS/
Natural de Maquiné, Silva conta que a produção das alfaces é feita na sua cidade de origem durante os meses mais frios. Na Serra, a colheita ocorre somente entre outubro e maio. Foto: Porthus Junior/ Agência RBS
De segunda a sexta-feira, em uma fazenda de 168 hectares no interior de Tainhas, seis famílias acordam às 5h30min para trabalhar na lavoura. A rotina desses trabalhadores, bem como o acesso precário à propriedade por estrada de chão, é semelhante a enfrentada por qualquer agricultor da região. O destino para a produção da fazenda Maquiné, porém, é bem peculiar: todas as alfaces colhidas vão para uma das redes de fast food mais conhecidas do mundo, o McDonald's.

A parceria entre a rede internacional e os produtores surgiu há cerca de um ano. Antes disso, a fazenda forneceu alfaces para a rede de supermercados Zaffari por 24 anos. O proprietário da plantação, Jurandir Luis dos Santos, 45 anos, conta que a negociação ocorreu de forma tranquila.

— Quando o Zaffari parou de comprar, fui em busca de um novo comprador e me avisaram que o Mc estava com dificuldades em encontrar fornecedores. Mandei então algumas amostras e, como os critérios do Zaffari já eram bem rígidos, como a questão da coloração ser bem viva, eles aceitaram na hora — conta.

Desde então, a produção de Santos já cresceu 40% devido a grande demanda. Diariamente, dois ou três caminhões de alface americana saem da propriedade carregando seis toneladas cada um.

— A colheita começa bem cedo porque ali pelas 10h os caminhões já saem em direção a Curitiba. Isso ocorre para elas chegarem bem fresquinhas nas lanchonetes — detalha.

Na capital curitibana, a alface é lavada, cortada, embalada e distribuída. Santos acredita que o produto deles chega a aproximadamente 400 restaurantes da rede. Conforme informações do McDonald's, a fazenda Maquiné integra o grupo de colaboradores da rede que distribui alfaces para as unidades dos estados do Sul e Sudeste do país.

Um dos agricultores que trabalham na fazenda é Luis Fernando da Silva, 40 anos. A esposa e os dois filhos também ajudam na colheita das alfaces. Silva explica que os cuidados com a propriedade são divididos em três turmas.

— Cada um dos grupos colhe em média 300 dúzias por dia, então normalmente saem umas 900 dúzias daqui diariamente.

Leia mais sobre o assunto no Pioneiro deste final de semana.

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros