Série Os Empreendedores: A estrada de sucesso de Raul Randon - Economia - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Negócios17/11/2012 | 05h52

Série Os Empreendedores: A estrada de sucesso de Raul Randon

Perfil do empresário abre a série que trará, todo sábado, um empreendedor da Serra Gaúcha com mais de 80 anos

Série Os Empreendedores: A estrada de sucesso de Raul Randon Juan Barbosa/
Raul Randon em meio à fábrica: carisma reconhecido pelos funcionários Foto: Juan Barbosa

A história de sucesso da Raul Anselmo Randon, ancorada por muito trabalho e dedicação, também pode ser relacionada, de certa forma, a um fatídico domingo de maio, dia de Nossa Senhora do Caravaggio:

— Eu sempre digo que Nossa Senhora do Caravaggio fez um bem pra nós. Se não tivesse queimado a oficina, a gente estaria lá, pequenos ainda. Ela deu um impulso.

VÍDEO: As histórias de Raul


Aos 83 anos, Raul continua envolvido com os negócios do ramo rodoviário, embora tenha passado a presidência das Empresas Randon ao filho mais velho, David Randon, ainda em 2009. Raul é presidente do conselho de administração, mas tem dedicado muito mais do seu tempo aos negócios em Vacaria, onde possui plantação de maça, oliveiras, uva e ainda uma produção de queijo Grana Padano.

A história das Empresas Randon, referência no ramo de carrocerias, reboques e implementos, começou em 1949, quando os irmãos Hercílio e Raul começaram a trabalhar com freios para reboques. Hoje, mais de 60 anos depois, Raul relembra com carinho a estrada percorrida até aqui, a família e os amigos, sem esquecer também dos momentos difíceis.

— Sempre gostei da minha vida, mas se tivesse que fazer, faria tudo de novo, e igual. Tem que trabalhar, não pode ficar parado — resume.

Raio-X: Empresas Randon
Receita bruta 2011: R$ 6,38 bilhões
Crescimento: 14,1% com relação a 2010
Empresas do grupo: Randon S.A Implementos e Participações/Randon Veículos, Randon Brantech, Fras-le, Master, Suspensys, JOST, Castertech, Randon Consórcios e Banco Randon
Número de funcionários: 12.500
Ano de fundação: 1949

Leia mais sobre a trajetória do empresário no Pioneiro deste final de semana.

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros