Entenda por que a inadimplência diminuiu em Caxias em plena crise - Colunas do Caixa-Forte - Economia: impostos, financiamentos e mais - Pioneiro
 
 

Caixa-Forte22/10/2020 | 13h54Atualizada em 22/10/2020 | 13h54

Entenda por que a inadimplência diminuiu em Caxias em plena crise

Especialista aponta o auxílio emergencial como um dos fatores que explicam o fenômeno

Entenda por que a inadimplência diminuiu em Caxias em plena crise Mateus Bruxel/Agencia RBS
Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS

O número de inadimplentes em Caxias do Sul caiu em 2020, na comparação com o mesmo período de 2019, mesmo com a crise provocada pela pandemia. São 13 mil devedores a menos de janeiro a outubro em relação ao ano passado. Atualmente,  em torno de 112 mil caxienses têm contas pendentes. Os dados foram divulgados pelo Sindilojas Caxias com base no levantamento da Boa Vista SCPC.

Para entender por que a inadimplência caiu em plena crise, a entidade caxiense ouviu Oscar Frank, economista-chefe da CDL de Porto Alegre.

Quer ler mais textos da coluna Caixa-Forte?  

Segundo o especialista, quatro fatores ajudam a explicar a redução da inadimplência. O primeiro deles é o que chamou de “coronavoucher”. Segundo ele, o auxílio emergencial do governo federal ajudou a compensar o impacto da recessão sobre a massa de salários.

O segundo elemento é a mudança de comportamento das famílias, que deixam de consumir em cenários caracterizados pela incerteza. Segundo o economista, os dados de captação da caderneta de poupança comprovam a tese, pois os depósitos têm superado as retiradas como nunca antes visto desde março.

A terceira justificativa é relacionada à redução da Taxa Selic. Com a queda dos juros básicos, os devedores conseguem renegociar seus débitos a um custo inferior. E, por último, aponta que, no pior momento da pandemia, os bancos permitiram o adiamento dos pagamentos por 60 dias, e também as empresas flexibilizaram suas políticas de crédito, com o intuito de fortalecer o relacionamento com os clientes.  

Leia também
Aplicativo de transporte expande opção de corridas mais baratas para Caxias do Sul


 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros