Empresa da Serra é a mais lembrada pelos gaúchos - Colunas do Caixa-Forte - Economia: impostos, financiamentos e mais - Pioneiro
 
 

Caixa-Forte01/10/2020 | 12h11Atualizada em 01/10/2020 | 12h11

Empresa da Serra é a mais lembrada pelos gaúchos

Tramontina lidera na principal categoria, a de Grande Empresa, desbancando Gerdau após 15 anos

Empresa da Serra é a mais lembrada pelos gaúchos Diogo Sallaberry/Agencia RBS
Tramontina foi fundada em Carlos Barbosa Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

Em virada histórica, a Tramontina de Carlos Barbosa se tornou a marca mais lembrada como Grande Empresa do Rio Grande do Sul na 30ª edição da pesquisa Top of Mind. Na categoria mais nobre, a fabricante da Serra ultrapassou a Gerdau, que estava na liderança há 15 anos. Realizado há 30 anos, o levantamento mostra as marcas mais lembradas pelos  gaúchos de maneira espontânea. Foram ouvidas 1,2 mil pessoas. Os nomes dos vencedores da pesquisa, pioneira e principal do gênero no  Estado, foram conhecidos durante coletiva realizada na manhã desta quinta-feira (1º).

A Tramontina também venceu nas categorias de produtos, como ferramentas, garrafa térmica e talheres. Neste último caso, foi citada por 97% dos entrevistados. Segundo os organizadores da pesquisa, nenhuma outra empresa alcançou um percentual tão alto em qualquer categoria. No caso das garrafas térmicas, desbancou também a líder histórica no levantamento há 17 anos, a Termolar. 

Clovis Tramontina, presidente do Conselho de Administração da empresa, ressaltou a importância da comunicação online que foi elevada a outro nível diante da pandemia como um dos fatores que contribuíram para a lembrança da marca. Mas o crescimento da Tramontina entre as mais lembradas tem avançado desde 2018, segundo Juliana Hendges, diretora da Engaje, responsável pela aplicação da pesquisa. Para Juliana, a transferência da sede administrativa da Gerdau para São Paulo também pode ter ajudado na ultrapassagem da marca da Serra.

Colombo perde o posto para Magalu

Entre as surpresas desta edição do ranking está a troca de liderança em categorias que permaneceram por anos com uma mesma marca líder, caso de Loja de Eletrodomésticos. A Colombo, marca de Farroupilha que figurava há 19 anos como a mais lembrada dos gaúchos neste quesito, foi ultrapassada pelo Magazine Luiza.

Outra empresa da Serra que perdeu o primeiro lugar foi a Todeschini no item Móveis. A posição foi ocupada pela Kappesberg. 

Na categoria leite, a cooperativa Piá, de Nova Petrópolis, e a Santa Clara de Carlos Barbosa, aparecem em 2º e 3º lugar, respectivamente, perdendo para a Elegê. 

Novos líderes da Serra

Em Vinho, a Salton é o novo líder, deixando o Jota Pe da Vinícola Perini em quarto lugar. A rede de hotéis da Serra Gaúcha Laghetto passou a ser a mais lembrada no Rio Grande do Sul. Outra estreia é da Aurora como a mais lembrada da categoria vinícola. A Orquídea também se destacou com o 1º lugar em farinha de trigo, sendo que o 2º ficou com a Veneranda, marca que foi comprada pela fabricante de Caxias. 

Empresas da Serra mais  lembradas
Tramontina - 1º lugar
Isabela - 1º lugar em massa e biscoito
Orquídea - 1º lugar em farinha de trigo
Salton - 1º lugar em vinhos e espumante
Aurora - 1º lugar em vinícola
Santa Clara - 1º em queijo
Sicredi - 1º lugar em cooperativa de crédito
Laghetto - 1º lugar em hotel

Destinos turísticos mais lembrados
Gramado segue na liderança, seguida por Canela e Vale dos Vinhedos. 


 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros