Caxias do Sul terá atendimento presencial para o Exporta-RS - Colunas do Caixa-Forte - Economia: impostos, financiamentos e mais - Pioneiro
 
 

Caixa-Forte29/09/2020 | 09h52Atualizada em 29/09/2020 | 09h52

Caxias do Sul terá atendimento presencial para o Exporta-RS

Programa que auxilia empresas no mercado internacional inaugura entreposto em outubro

Caxias do Sul terá atendimento presencial para o Exporta-RS Gilmar Gomes/divulgação
Uma das sedes de atendimento do Exporta-RS em Caxias será na Microempa Foto: Gilmar Gomes / divulgação

Parceria entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo,  Associação das Empresas de Pequeno Porte da Região Nordeste do RS (Microempa) e a prefeitura de Caxias do Sul vai permitir que o programa Exporta-RS seja desenvolvido na cidade.

A intenção é aproximar as micro, pequenas e médias empresas da Serra com mercados internacionais. O novo Entreposto Exporta-RS será inaugurado no dia 5 de outubro, Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. A inauguração do espaço será, a partir das 14h, na sede da Microempa.

Serão dois postos de atendimento em Caxias do Sul. Além da Microempa, haverá atendimento na Sala do Empreendedor, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Caxias do Sul. A expectativa é que no primeiro ano entre 50 e 60 empresas sejam atendidas.

Desde 2016, o programa já auxiliou mais de 400 empresas gaúchas na prospecção de novos mercados. As empresas interessadas recebem, sem custo, um estudo de mercado indicando os principais destinos potenciais para seus produtos, bem como uma lista de importadores potenciais nestes mercados-alvo. Além disso, será possível oferecer capacitações que ajudarão nas rotinas e processos de exportação.

A inauguração de um entreposto do Exporta-RS é uma iniciativa pioneira, porque até então se tinha apenas um posto de atendimento físico, localizado em Porto Alegre, mas a maior demanda do programa está no interior do Estado, o que explica a expansão.

Leia também
Banco da Serra disponibiliza R$ 10 bilhões em crédito em 10 anos


 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros