
Não é só o pequeno comerciante que se utiliza do WhatsApp para ajudar a comercializar as mercadorias. O mecanismo utilizado ainda antes da pandemia passou a ser ainda mais fundamental quando o comércio fecha. Muitas pequenas empresas utilizam o aplicativo para enviar imagens dos produtos e informações antes de fechar o negócios. Mas mesmo as empresas maiores, com e-commerce já consolidado, estão se voltando para o aplicativo. A Lojas Renner anunciou nesta semana que está acelerando seu processo de transformação digital e antecipando projetos que estavam previstos para o final deste ano ou, inclusive, para 2021, com foco no aprimoramento da experiência omnichannel dos clientes, ou seja, que utilizam múltiplos canais simultaneamente.
Uma das novidades é a venda pelo WhatsApp. Planejada inicialmente para 2021, a modalidade foi desenvolvida e colocada em funcionamento em cerca de uma semana, logo após o início da pandemia de covid-19, com um projeto piloto na cidade de Porto Alegre. Agora, a varejista ampliou a funcionalidade para outras cidades. Na Serra, Caxias do Sul e Gramado já estão habilitadas.
O serviço é voltado a quem se sente mais confortável em interagir com um atendente no momento da escolha dos produtos. Ao mandar mensagem para o número disponível no site e Instagram da Renner, o cliente é atendido por um chat que pergunta localização e, por meio de inteligência artificial, o direciona para o atendimento da loja mais próxima de sua residência. A partir desse momento, basta o consumidor escrever o que está procurando para iniciar a conversa.
Os pagamentos são feitos com cartão de crédito a partir de um link enviado por meio do aplicativo de mensagens. As entregas ocorrem no máximo em 48 horas, com frete grátis.