Avaliação Nacional de Vinhos tem recorde de amostras inscritas - Colunas do Caixa-Forte - Economia: impostos, financiamentos e mais - Pioneiro
 
 

Caixa-Forte25/08/2020 | 11h08Atualizada em 25/08/2020 | 11h08

Avaliação Nacional de Vinhos tem recorde de amostras inscritas

Coleta nas vinícolas começou nesta semana

Avaliação Nacional de Vinhos tem recorde de amostras inscritas iStockphoto/iStockphoto
Foto: iStockphoto / iStockphoto

A Associação Brasileira de Enologia (ABE) atribui à "Safra das Safras" o elevado número de inscrições na Avaliação Nacional de Vinhos deste ano. A qualidade excepcional da colheita da uva 2020 será testada com 395 amostras de 54 vinícolas que vão participar do concurso. A coleta começou nesta semana.

A ampliação de categorias é outro fator que influencia no recorde de inscritos. Além da criação de uma categoria específica para Vinhos Rosés Finos Secos, a de Vinhos Tintos Finos Secos passou a aceitar, além de 100% varietais, vinhos com corte de uvas tintas finas. As outras quatro categorias seguem iguais: Vinhos Base para Espumante, Vinhos Brancos Finos Secos Não Aromáticos, Vinhos Brancos Finos Secos Aromáticos e Vinhos Tintos Finos Secos Jovens.

Outra mudança significativa no regulamento e que já vinha sendo discutida nos últimos anos foi a inclusão de pequenos produtores com produção total de até 50 mil quilos de uva com um lote de pelo menos 3 mil litros. Em todos os casos, somente foram aceitos vinhos de variedades vitis vinífera, secos.

O coronavírus obrigou a entidade a transferir a data da avaliação para 7 de novembro e está exigindo mudanças que serão apresentadas durante o mês de setembro.

_ Além do recorde de amostras, temos o desafio de surpreender no formato do evento, que a cada ano ganha novidades. Este ano não poderia ser diferente. Aliás, muito mais desafiador, mas temos certeza que o que estaremos apresentando será muito bem recebido por todos que apreciam vinho _ destaca o presidente da ABE, enólogo Daniel Salvador.

No ano passado, foram 337 amostras, 47 vinícolas e 960 participantes no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.

Saiba também
Edifício com rooftop é entregue no Panazzolo


 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros