Robô desenvolvido por empresa de Caxias alimenta suínos e toca música clássica - Colunas do Caixa-Forte - Economia: impostos, financiamentos e mais - Pioneiro
 
 

Caixa-Forte15/07/2020 | 07h45Atualizada em 15/07/2020 | 07h45

Robô desenvolvido por empresa de Caxias alimenta suínos e toca música clássica

Combinação de tecnologias feita pela Roboagro é inovadora, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal 

Robô desenvolvido por empresa de Caxias alimenta suínos e toca música clássica Roboagro/Divulgação
Foto: Roboagro / Divulgação

Uma empresa caxiense está chamando atenção no agronegócio regional com a implantação de robôs alimentadores de suínos, que também rodam música clássica. A combinação do sistema automático de distribuição de comida com a música é inovadora, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O resultado é a melhora da competitividade da carne produzida localmente, mas também da qualidade de vida do produtor que busca a sucessão familiar no campo.

A tecnologia foi lançada pela Roboagro e já conta com mais de 400 unidades em operação nos três estados da Região Sul. O número de pedidos de orçamentos dobrou nos meses de abril e maio. Um dos motivos é a flexibilidade, precisão e gestão que o robô traz no trato diário para produtores e agroindústrias, ao permitir ajustar a sua produção à dinâmica do mercado, tão incerto nesta pandemia.

O uso de música clássica na hora da distribuição da ração para os animais é baseado em diversos estudos que comprovam a eficácia no crescimento dos suínos, como o da Universidade de São Paulo (USP), que destaca o ganho de peso dos animais com um consumo menor de ração.

Conforme Giovani Molin, diretor da Roboagro, esta tecnologia deixa a carne produzida aqui muito mais competitiva e transforma o produtor em um gestor do processo evitando lesões por esforço repetitivo e exaustão, já que a quantidade de ração oferecida aos animais pode chegar facilmente a três toneladas por dia em propriedades de médio e pequeno porte.

Leia também
Empresa da Serra produz tecidos antivirais. Saiba como funciona a tecnologia

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros