Após três domingos fechados, shopping tem aumento de movimento durante a semana - Colunas do Caixa-Forte - Economia: impostos, financiamentos e mais - Pioneiro
 
 

Caixa-Forte13/07/2020 | 14h25Atualizada em 13/07/2020 | 14h25

Após três domingos fechados, shopping tem aumento de movimento durante a semana

Mesmo assim, impacto da perda de movimento aos finais de semana não é compensado

Após três domingos fechados, shopping tem aumento de movimento durante a semana Porthus Junior/Agencia RBS
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

Um dos principais impactos do decreto municipal que proíbe a abertura de shoppings de Caxias aos domingos é sentido pelo Iguatemi Caxias. Isso porque, segundo Cristiano Daniel Telles, presidente da Associação dos Lojistas do Iguatemi, os finais de semana reúnem muita gente de cidades vizinhas.

_ Nos últimos três finais de semana, estamos acumulando perdas, porque grande parte das vendas era de cidades vizinhas. O movimento pulverizou um pouco mais durante a semana, porque tem muita gente com redução de jornada de trabalho, mas é muito pouco _ destaca o representante dos lojistas.

Por outro lado, Telles diz que as aglomerações, que ocorreram nos primeiros domingos após a reabertura dos shoppings, não se repetiram. Entre os negócios mais impactados, ele destaca os da praça de alimentação e de lojas âncoras, que reúnem o fluxo maior do fim de semana. As demais lojas, as satélites, também acabam prejudicadas porque esse grande público reverte em vendas. O presidente da associação destaca, no entanto, a mudança do perfil do público com a pandemia:

_ A pessoa que vai, durante a semana, entra para realmente consumir, não vai para passear.

O que abre e o que fecha

Mesmo com o prejuízo de três finais de semana com o shopping fechado, Telles diz que não teve conhecimento de novas lojas que fecharam. Destacou a saída de algumas marcas logo depois do fechamento total. Entre as lojas que encerraram as operações no Iguatemi estão a Enzo Milano e a TNG. A Alma Santa abriu pouco antes da pandemia, e um quiosque de crepe abriu na semana passada. Além disso, teve a reinauguração da Milon, que expandiu sua loja.

O representante dos lojistas do Iguatemi reforça que a renegociação de aluguel, tratada individualmente com cada negócio, está sendo fundamental para a manutenção das atividades, assim como as vendas pela internet. De qualquer forma, a associação diz que tem conversado com o Sindilojas para intermediar a questão com a prefeitura.

A posição dos shoppings

Sobre o fechamento nos últimos finais de semana, a direção do Iguatemi afirmou que estão aguardando os próximos passos que as autoridades decidirem e que vão seguir todos os decretos, respeitando e acatando, na esperança de que tudo isso que está sendo feito seja para passar logo a pandemia e voltar ao normal assim que possível.

O Prataviera não foi impactado, porque já não abria aos domingos. O San Pellegrino foi procurado na manhã desta segunda-feira e ainda não deu retorno sobre este assunto.

Leia também
Spoiler de novidade na área gastronômica

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros