Conta de luz "nas alturas" em Caxias pode ir até final de junho. Entenda o motivo - Colunas do Caixa-Forte - Economia: impostos, financiamentos e mais - Pioneiro
 
 

Caixa-Forte03/06/2020 | 11h13Atualizada em 03/06/2020 | 12h56

Conta de luz "nas alturas" em Caxias pode ir até final de junho. Entenda o motivo

Aneel autorizou RGE a realizar a cobrança pela média dos últimos 12 meses

Conta de luz "nas alturas" em Caxias pode ir até final de junho. Entenda o motivo Roni Rigon/Agencia RBS
Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

A enxurrada de reclamações que chegam ao Procon de contas de luz nas alturas com a pandemia poderá se estender neste mês. O presidente do Conselho de Consumidores da RGE, Claiton Gaieski Pires, disse que esta foi a previsão repassada pela concessionária de energia elétrica em reunião recente para atualizar a situação da volta dos profissionais que fazem a leitura do consumo. 

Uma liminar da Justiça tinha impedido os trabalhadores do setor de trabalhar e, somente no dia 15 de abril, a RGE fechou acordo com a categoria e as leituras voltaram. Uma resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou as distribuidoras a realizar a cobrança por uma média dos últimos 12 meses neste período que não havia profissionais para fazer a medição. Na reunião com a RGE, o conselho dos consumidores questionou como está sendo o retorno destes trabalhadores, se seria gradual, mas a companhia de energia garantiu que voltou com 100% do quadro. No entanto, a normalização das contas ainda pode demorar. 

_ Esse efeito de cálculo pela média pode se estender na leitura de maio também, dependendo da data de leitura. Mas no próximo ciclo, com leituras corretas, a legislação prevê a compensação e, até o fim do junho, todos os pagamentos devem estar normalizados _ prevê o presidente do conselho.

Saiba mais
Após reclamações de cobrança excessiva, Procon de Caxias notifica RGE

Pires, no entanto, alerta o consumidor que gastou muito mais por estar em casa, em função da pandemia, ou com mais equipamentos de aquecimento nos dias de frio, pois ele pode não ter o reembolso desejado. Há casos em que a média dos últimos 12 meses fica menor do que a própria leitura mensal. São casos mais raros, mas aí a própria RGE poderá pedir a compensação na conta seguinte.

Saiba também
Pesquisa aponta que mais de 80% dos namorados vão comemorar em casa


 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros